Vamos Ler destaca ampla festa junina em escola de Ipiranga | aRede
PUBLICIDADE

Vamos Ler destaca ampla festa junina em escola de Ipiranga

Instituição de ensino São José, junto ao quarto e quinto anos, proporcionou ampla festividade, com estudo, danças e características típicas deste evento tradicional

Registros mostram dimensão da festividade junina na escola
Registros mostram dimensão da festividade junina na escola -

Luana Abrantes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Instituição de ensino São José, junto ao quarto e quinto anos, proporcionou ampla festividade, com estudo, danças e características típicas deste evento tradicional

Estando no meio das comemorações do mês de junho, os alunos o 4º e 5º anos da Escola Municipal São José, de Ipiranga, puderam conhecer sobre as origem dessa tradição e por fim, participar da festa junina escolar. O estudo na sala do 4º ano foi coordenado por a professora Ana Raquel Palhano Moresco e pela professora Rosa Mônica Palhano de Lima na turma do 5º ano.

De acordo com Ana Raquel, “no município de Ipiranga essa tradição é pulsante”.  Logo, as comunidades escolares se animam e organizam seus arrais. “A nossa escola não poderia ficar de fora. Todos estavam sedentos pela oportunidade de realizar a tão esperada festa junina, pois a quanto tempo não podíamos nos reunir? E isso aconteceu, e foi linda a festança! Todas as turmas ensaiaram e fizeram apresentações, foi maravilhoso!”, destaca ela.

A professora Rosa Mônica comentou que quando foi pensando na realização da festa junina, os alunos do 4º e 5º ano aceitaram prontamente e começaram a questionar e surgir acerca de qual apresentação cada turma realizaria no dia da festa. “Valorizar a cultura e promover a participação conjunta de toda comunidade escolar, deve fazer parte do dia a dia na escola”, explica a docente.

Indo além do dia da festas, os alunos do 4º ano fizeram estudos sobre a origem da dança, se organizaram cada um desempenhando seu papel e ensaiaram de forma exaustiva até conseguirem o melhor resultado. Na festa, os estudantes participaram das apresentações da Dança do Pau de Fitas, que contou com o auxílio da professora de Educação Física, Andreza Lovato, do casamento caipira e da quadrilha.

Já na turma do 5º ano, o trabalho foi iniciado com um vídeo sobre as origens das festas juninas. Assim, a educadora Rosa Mônica contou que os alunos foram levados a refletir sobre como cada um pode dar um significado diferente aos festejos juninos e entenderam que nem sempre estes tiveram uma conotação religiosa, mas sim de lazer e divertimento em família ou grupo de amigos. A docente comentou que foi falado sobre as comidas típicas, enfeites, e nesses comentários foram surgindo ideias de como poderíamos colaborar com a festa.

Ainda para o 5º ano, foi repassado um vídeo que mostra uma apresentação realizada por alunos da nossa escola de anos atrás, executando exatamente a mesma coreografia que eles executariam no dia da festa. A professora comentou que todos acharam muito bonito, porém alguns acharam alguns passo difíceis, mas se propuseram a tentar executar.

Falando do projeto da danças, Rosa Mônica disse que para se realizar a ‘Dança do Pau de Fitas’, foi preciso muita atenção, concentração e cooperação dos participantes. “Foi muito bonito ver, como todos se dedicaram e se ajudaram nesse aprendizado e na execução, além da colaboração com empréstimo de roupas e calçados típicos entre os colegas. Com os ensaios, foi possível perceber nos alunos várias habilidades e sentimentos sendo despertados, tais como concentração, ritmo, colaboração, amizade e principalmente alegria a cada ensaio. E, como era de se esperar, todos aprenderam direitinho a coreografia e no dia da festa, executaram com perfeição”, disse a educadora, acrescentando que além da apresentação, os educandos também participaram da organização da festa, onde aqueles que puderam trouxeram doações de alimentos e outros trouxeram flores e outros acessórios para a decoração.

“O trabalho com a dança, fez surgir a necessidade de cooperativismo e desenvolveu nos educando a empatia, a paciência, o autocontrole, a concentração, a atenção entre outros aspectos muito importantes que servirão para a vida toda. Também desenvolveram noções de espaço, de ritmo”, complementou Ana Raquel, responsável pelo 4º ano, que destacou a colaboração das famílias, no evento e no cuidado da caracterização dos seus filhos, que resultou em uma apresentação perfeita e uma festa grandiosa.

Chegando o dia da tão aguardada festa, as professora contaram que ao encontraram as criança e seus familiares, era notável a alegria e o entusiasmo por estar novamente reunidos em grupos e festejando, depois de tanto tempo de isolamento.  “A participação das famílias dos alunos e de toda comunidade escolar fez de nossa festa um evento bonito, tranquilo, divertido e muito alegre. Toda a festa foi linda. As apresentações da Dança do Pau de Fitas e da Quadrilha ficaram perfeitas”, destaca Rosa Mônica.

Após o evento, a docente comentou que cada aluno foi convidado a completar a frase ‘Nossa festa foi...’ e com as respostas foi confeccionado um cartaz. Por meio desta atividade, Rosa disse que percebeu que de fato, todos gostaram de ajudar na organização e de participar da festa. “Sabemos que trabalhar valores como cooperação, ajuda, amizade, entre outros, é um importante papel da escola e durante esse trabalho acreditamos que todos esses, e muitos outros, foram desenvolvidos em nossos alunos e também em seus familiares. São aprendizados que duram pra vida toda”, completa a professora.

Salientando a felicidade das crianças e dos familiares, as professoras comentaram sobre as mensagens recebidas pelos pais e responsáveis, parabenizando e agradecendo, como por exemplo: " Parabéns professoras, toda direção, equipe da escola, todos voluntários que ajudaram na festa estava tudo muito bom.  A gente sabe do esforço de todos e ficamos muito orgulhosos disso. Parabéns!", palavras de Emiliane, mãe de um dos alunos do 4º ano.

Ainda na segunda-feira, seguinte a festa, foram as turmas foram reunidas para assistirem o vídeo da apresentação que fizeram. Nesse momento, eles puderam comentar sobre o sentimento que brotou em cada um depois de ter cumprido a importante missão na festa junina. “Como reconhecimento a toda dedicação dos alunos, cada um recebeu um diploma simbólico parabenizando sua participação na Festa Junina. Todos ficaram muito felizes e alguns até se emocionaram dizendo ser essa a primeira vez que ganhavam um diploma por ter feito algo bonito” relata a professora, acrescentando que a oportunidade serviu para reforçar e incentivas os alunos, dizendo que eles precisam sempre se dedicar e se esforçar para conseguir o objetivo a que se propuserem, seja qual for o momento de suas vidas.

Acesse o blog escolar da Escola São José clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE