Cidadania coloca alunos como protagonistas em Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Cidadania coloca alunos como protagonistas em Jaguariaíva

Temática foi explorada junto ao 5º ano B da Escola Maria de Lourdes Taques, com produções reflexivas

Temática foi amplamente explorada em sala
Temática foi amplamente explorada em sala -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Temática foi explorada junto ao 5º ano B da Escola Maria de Lourdes Taques, com produções reflexivas dos alunos

Questões de cidadania foram amplamente trabalhadas no 5º ano B da Escola Municipal Maria de Lourdes Taques. A professora da turma, Vanessa Gomes Amaral, fala dos principais aspectos do trabalho que iniciou com a leitura das ‘Cartilhas da Justiça’ em quadrinhos e ‘Brasilzinho Cidadania’.

“Os alunos realizaram atividades propostas nas cartilhas e produções de acordo com a temática abordada na leituras, as quais são fundamentais na formação de futuros cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, exercendo dessa forma a cidadania tão almejada nos dias de hoje”, aponta a docente.

A educadora complementa, apontando que “o verdadeiro cidadão é aquele que conhece os seus direitos e cumpre os deveres e luta constantemente para que nossa nação seja pacífica, organizada, solidária e justa no cumprimento de sua missão”.

Produção

Um dos alunos, Edgar Cezarini Marques, produziu um texto, conforme você pode ver na sequência:

Justiça e Cidadania

Como somos cidadãos brasileiros, temos direitos e deveres, os quais nos são assegurados na Lei, a qual foi promulgada em 1988 e ficou conhecida como Constituição Cidadã.

No entanto não devemos pensar somente em nossos direitos, mas também  que pensar  devemos em  cumprir nossos deveres como cidadãos, como por exemplo: respeitar os idosos, pois eles merecem o nosso carinho e atenção, cuidar e conservar os locais públicos, deixando-os limpos, evitando depredação e pichação, pois como cidadãos devemos preservar e manter viva a nossa a história,   respeitar as leis de trânsito, tais como: atravessar na faixa de pedestre, usar a seta, parar no semáforo observando a sua sinalização, medidas simples que ajudam e muito a evitar e prevenir  acidentes, frequentar a escola para interagir, socializar e aprender, respeitar a opinião das pessoas, escolher os governantes, proteger a natureza e respeitar as leis ambientais vigente em nosso país e como direitos nos são assegurados na nossa Carta Magna: igualdade entre mulheres e homens, saúde, educação, moradia, segurança, lazer, alimentação e transporte.

Por isso cabe a nós estarmos atentos em estar cumprindo nossos deveres, e reivindicar nossos direitos de forma democrática e consciente, buscando sempre manter a ordem e a harmonia exercendo assim a cidadania

Acesse o blog escolar da Escola Maria de Lourdes Taques clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE