Aula do Vamos Ler e Unimed leva reflexão ao CAIC de PG | aRede
PUBLICIDADE

Aula do Vamos Ler e Unimed leva reflexão ao CAIC de PG

Produção sobre saúde mental do projeto em parceria com a cooperativa de saúde levou debate e produção de entrevistas aos quartos anos A e B da instituição de ensino

VÍDEO
Produção sobre saúde mental do projeto e cooperativa de saúde levou debate e produção de entrevistas aos quartos anos A e B da instituição de ensino | Autor: Divulgação

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Produção sobre saúde mental do projeto em parceria com a cooperativa de saúde levou debate e produção de entrevistas aos quartos anos A e B da instituição de ensino

Os quartos anos A e B da Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha, o CAIC de Ponta Grossa, sob coordenação da professora Janaína Freitas da Silva, puderam assistir e realizar atividades dentro da videoaula número 43 do Vamos Ler – Geração Digital, em parceria com a Unimed Ponta Grossa, que abordou questões voltadas à saúde mental. A docente destaca o trabalho que teve ênfase nas emoções e o bullying, que teve gravação de entrevistas (como você pode conferir no player acima).

“Realizamos trabalhos com a emoção sentida no dia a dia e representamos através dos emojis. Utilizamos a entrevista para estar conversando sobre como nos sentimentos em relação a algumas situações que temos durante o dia e conseguimos, com esta atividade, colocar para fora de nós o que às vezes deixamos de falar que não nos agrada ou que nos deixa feliz”, elenca a educadora.

Por meio do contato com jornais televisivos e os métodos de entrevistar, os alunos tiveram o estímulo de realizaram suas próprias entrevistas. Primeiro, houve essa dinâmica em dupla para, na sequência, utilizar do método com os colegas de sala de aula. “Gostei de entrevistar meu amigo Rafael e conhecer ele um pouco melhor. Também, contei para ele um pouco sobre mim”, diz a aluna Flavielly.

“Sabemos que a emoção faz parte do nosso dia a dia e de quem somos. Elas são a resposta do nosso corpo a estímulos externos que envolvem experiências pessoais, comportamentais e fisiológicas que podem gerar um sentimento de prazer ou de descontentamento”, cita Janaína.

Dessa forma, as entrevistas trouxeram relatos pessoais das vidas dos alunos, o que sentiam no momento, conhecendo e gostando o que os outros alunos trouxeram, de maneira diversificada e às vezes semelhante entre todas. Dessa forma, a professora recebeu um livro de Jacqueline de Mattos, a qual a conhece e escreveu a obra ‘A riqueza das emoções’, trabalhado nas turmas.

“Amamos a leitura deste livro que fala de uma sala de aula em que os alunos vivem diferentes emoções. A aluna Louise relatou que gostou do livro da autora e achou interessante quando eles puderam ver os livros que ela tinha dentro do armário. Essa leitura nos proporcionou que pudéssemos transitar por suas palavras e vivencias as emoções contidas no livros”, complementa a docente.

Para fechar, houve um planejamento cooperativo com questionamentos para um bate-papo com Jacqueline, sua obra e viva – deixando a ansiedade tomar conta dos alunos. Para o educando Rafael, foi um muito interessante convidar a autora para a escola e conhecer mais sobre ela.

“Agradecemos ao coordenador Dhiego Tchmolo que nos proporcionou este estudo através de sua videoaula que teve participação da Unimed e enriqueceu as nossas aulas, e também a autora Jacqueline Mattos que nos presentou com essa linda literatura”, conclui Janaína.

Acesse o blog escolar do CAIC de PG clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE