Noções ambientais refletem em amplo trabalho de Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Noções ambientais refletem em amplo trabalho de Jaguariaíva

Quinto ano da Escola Elza Baptista Fonseca pôde trabalhar diversos conceitos e aplicar práticas de valorização ao meio ambiente a partir de projeto do MPT

Leituras, produção de sacolas com camisetas velhas e muita dinâmica marcou aula
Leituras, produção de sacolas com camisetas velhas e muita dinâmica marcou aula -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quinto ano da Escola Elza Baptista Fonseca pôde trabalhar diversos conceitos e aplicar práticas de valorização ao meio ambiente a partir de projeto do MPT

O projeto MPT na Escola foi realizado em mais uma das turmas participantes do Vamos Ler – Geração Digital na região dos Campos Gerais. Desta vez, o 5º ano da Escola Municipal Elza Baptista Fonseca, da professora Gislaine de Mello Linhares, pôde trabalhar conceitos que envolviam a reciclagem. A docente destaca o trabalho que teve o objetivo de conscientizar sobre a importância de destinar os resíduos para o local correto, promovendo ações coletivas, envolvendo a sociedade no processo e cuidando do meio ambiente.

“O projeto foi desenvolvido a partir da leitura do gibi ‘Incentivo à Reciclagem’, onde os alunos na sala multimídia acompanharam a leitura das histórias apresentadas no telão: ‘Lixão nunca mais! Da rua para a escola. O valor da compostagem. Hora de mudar as coisas!’. Dando sequência ao trabalho, foi promovido um debate em sala sobre o tema, onde os alunos expuseram suas contribuições, fazendo assim uma reflexão das ações necessárias para proteger o meio ambiente e perceberam-se como agentes transformados da sociedade e responsáveis pelo futuro do planeta”, aponta a educadora.

Os alunos leram os temas propostas na revista e realizaram atividades, com a sequência da proposição prática por parte de Gislaine que “além de fortalecer o que foi ensinado referente ao cuidado com o meio ambiente, faz com que os alunos percebam que é possível fazer a diferença em pequenas ações”, conforme cita a professora. Assim, puderam confeccionar uma sacola retornável feita de uma camiseta velha a partir de um tutorial de um vídeo assistido.

“A atividade foi bem interessante e produtiva, pois os alunos aprenderam que com esta simples ação estamos diminuindo o consumo de sacolas plásticas que poluem o meio ambiente e usamos a camiseta que iria ser jogada fora. Aliado, ao projeto MPT, foi trabalhado também o projeto Muda Mundo, através do trabalho desenvolvido com o livro ‘Pequenas ações, grandes mudanças’, que traz o tema lixo/reciclagem. O desenvolvimento do trabalho se deu inicialmente na sala multimídia onde os alunos ouviram o áudio da história e acompanharam o livro”, complementa a docente.

Educadora e educandos puderam refletir sobre as múltiplas ações no cuidado ao meio ambiente, com o projeto chegando ao seu ponto culminante em levar o aprendizado junto à família, desenvolvendo atividade em casa, trazendo ampla participação. Nesta etapa, o objetivo era criar um produto por meio de materiais recicláveis, como brinquedos, jogos, bolsas, entre outros.

“A participação foi excelente e surgiram muitas ideias diferentes e criativas. O desenvolvimento do projeto foi de grande relevância, pois os alunos compreenderam a importância da reciclagem para preservar o meio ambiente, além de ser fonte de renda para muitas famílias, bem como a necessidade do envolvimento de toda sociedade para termos um mundo melhor para se viver”, conclui Gislaine.

Acesse o blog escolar da Escola Elza Baptista Fonseca clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE