Estudo das células em Imbituva é destaque no Vamos Ler | aRede
PUBLICIDADE

Estudo das células em Imbituva é destaque no Vamos Ler

Do micro ao macroscópico, quarto ano da Escola Rural de Colônia Bela Vista pôde entender características de estrutura biológicas – da teoria ao uso de ovos

Compreensão da temática foi ampliada com recursos práticos
Compreensão da temática foi ampliada com recursos práticos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 4º ano da Escola Rural Municipal de Colônia Bela Vista, em Imbituva, sob coordenação do professor Antonio Renato Gonzaga, participou de uma ampla dinâmica na disciplina de Ciências. O docente explica que o conteúdo se referia do microscópico ao macroscópico, com foco no estudo das células, com objetivo de que os alunos pudessem reconhecer essa estrutura biológico com unidade básica dos seres vivos.

“Primeiramente comecei a aula questionando se os alunos sabiam o que era uma célula. Eles responderam que era ‘algo que tem no nosso corpo’. Fiz mais alguns questionamentos sobre o tema para que pudesse contribuir para a nossa aula. Foram abordados os conteúdos com uma aula teórica, onde realizei um desenho na lousa, explicando o conceito o que é uma célula”, comenta o educador.

Na sequência das explicações, pontua Antonio, percebeu-se a compreensão do conteúdo pela turma, mas ainda apresentavam dificuldades em explicar algo que era microscópico – no caso, a célula. Assim, para tornar o abstrato mais palpável à turma, houve a transformação para o macroscópico: o professor levou ovos e pediu à cozinheira da escola para cozinha-los.

“Depois, cortei os ovos ao meio e levei para a sala de aula, onde conseguir explicar de uma maneira fácil e mais compreensível para os alunos, relacionando as partes dos ovos com as partes que constituem uma célula. Do micro ao macro, a nossa aula foi mais compreensível e no final da aula pedi para eles desenharem na lousa como era a célula depois de compará-las com os ovos. E, por fim, eles saborearam os ovos, deixando assim a aula mais visível e saborosa para melhor compreensão. Ao fim da aula, uma aluna relata: ‘professor, agora quando eu for comer ovos eu vou lembrar de como são as células”, conclui o educador.

Acesse o blog escolar da Escola Rural de Colônia Bela Vista clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE