'Trilha das palavras' ensina e diverte no Colégio Integração | aRede
PUBLICIDADE

'Trilha das palavras' ensina e diverte no Colégio Integração

Desenvolvimento do projeto ocorreu no início do 3º bimestre junto ao 2º ano da instituição de ensino de Ponta Grossa; professora destaca método lúdico e importância de medir nível da turma

Diversos aspectos educacionais contribuíram para que os alunos pudessem exercitar sua linguagem
Diversos aspectos educacionais contribuíram para que os alunos pudessem exercitar sua linguagem -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um projeto denominado ‘Trilha das Palavras’ foi desenvolvimento durante o início do 3º bimestre no 2º ano do Colégio Integração, em Ponta Grossa. Segundo a professora Adriane Aparecida Alves, foi uma atividade para trabalhar o conteúdo com palavras de forma prazerosa e divertida, explorando o quadro negro para tal prática.

“Nessa atividade a professora disponibilizou no quadro uma trilha com vários papeis coloridos, onde cada aluno por vez deveria seguir a trilha e responder a charada que estava descrito no papel. Após ler à questão e responde-la, o aluno deveria escrever a resposta no papel e os estudantes que estavam em sala deveriam anotar a palavra no caderno de português”, conta a docente, que fala que o período foram duas aula de Português, com cerca de 50 minutos cada, para que todos pudessem participar.

Assim, conta a educadora, durante as aulas da disciplina, várias formas de atividades em sala são desenvolvidas, com os alunos estando num processo de alfabetização, com a importância de trabalhar aspectos lúdicos. Dessa forma, surgiu a Trilha das Palavras, onde a professora pôde identificar em qual nível de escrita cada educando se encontrava – tudo ocorrendo e uma aula geminada de Português, com a educadora montando a trilha no quadro com vários papéis coloridos. Por ordem alfabética, cada aluno foi chamado para seguir sua trilha.

GALERIA DE FOTOS

  • 'Trilha das palavras' ensina e diverte no Colégio Integração
  • 'Trilha das palavras' ensina e diverte no Colégio Integração
  • 'Trilha das palavras' ensina e diverte no Colégio Integração
  

“Os alunos deveriam pegar o papel do quadro e entregar ao seu professor para ler a charada que estava descrita nele. As alternativas eram do tipo: ‘descreva uma cor que começa com a letra A’, ’qual sua fruta favorita?’, entre outras. Após o aluno responder a charada o mesmo deveria escrever a resposta no papel e pedir aos colegas que escrevessem a resposta em seu caderno”, aponta Adriane.

O objetivo da atividade, complementa a professora, foi trabalhar o nível de escrita dos estudantes – alguns não apresentaram dificuldades e outros necessitaram de auxílio, com todos gostando muito do trabalho, aprendendo brincando e sem tornar um exercício cansativo e maçante.

“Nessa atividade pode-se trabalhar vários fatores com os alunos: a criatividade, o nível de escrita, o trabalho em equipe, entre outros. Os objetivos da atividade foram alcançados, pois pode-se perceber em qual nível alfabético cada aluno está, para assim buscar novas estratégias para melhorar o aprendizado dos alunos”, complementa a docente.

Destaques

Adriane traz outros apontamentos. “Essa atividade foi pensada para avaliar os níveis de escrita dos meus alunos. Como estamos no 2º semestre do ano, é importante realizar atividades de sondagem para avaliar o quanto os alunos avançaram no período. As crianças gostam muito de atividade diferente, onde eles são os protagonistas e estão livres para realizar a atividade sozinhos”, pontua a professora.

Por fim, a docente cita que fez algumas intervenções durante a atividade, pois alguns educandos se sentiram inseguros para escreverem sozinhos, sendo necessário o estímulo na hora das atividades. “Com o resultado dessa atividade, pode-se obter resultados positivos, pois foi um exercício onde junto a prática e a brincadeira. Sendo assim, despertando nos estudante a vontade de aprender”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar do Colégio Integração clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE