Alunos de Ipiranga realizam ações pelo Dia da Independência | aRede
PUBLICIDADE

Alunos de Ipiranga realizam ações pelo Dia da Independência

Quinto ano A da Escola Professora Anita Taborda Puglia pôde contextualizar 7 de setembro com homenagens cívicas, patrióticas e estímulo à história do nosso país

VÍDEO
Apresentação contribuiu para que homenagens fossem além da sala de aula | Autor: Divulgação

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A história da Independência do Brasil, datada em 7 de setembro de 1822, foi amplamente trabalhada no 5º ano A da Escola Municipal Professora Anita Taborda Puglia, em Ipiranga, na primeira semana deste mês. Segundo a professora Lucimara Elesandra Carneiro, que contextualiza a ação do Imperador Dom Pedro I há 200 anos, este foi um marco muito importante para o povo brasileiro.

“O processo de independência está diretamente ligado aos acontecimentos de 1808 que culminaram com a vinda da Família Real portuguesa para o Brasil. A decisão de transformar a colônia em um país independente surgiu da conturbada situação das relações de comércio exterior que estavam sob o comando da Família Real portuguesa. Com a chegada da corte no Brasil, houve a abertura dos portos para importação e livre comércio, sobretudo com a Inglaterra. Entretanto, com o retorno dos nobres a Portugal, a coroa exigia novamente exclusividade no setor do comércio exterior”, aponta a docente.

A educadora traz outros pontos acerca da questão histórica, como pressões a Dom Pedro, da nobreza nacional e da Inglaterra, relação om o pai Dom João IV, abaixo-assinado da população para manter o futuro imperador em terras brasileiras, o Dia do Fico (9 de janeiro), e a consequente declaração da Independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga.

“Os alunos do 5º ano prestaram suas homenagens à pátria cantando o Hino Nacional, da Independência e do Ipiranga. Também, fizeram uma apresentação com a música ‘Coração Brasileiro’, para marcar esta data tão importante para nossa história. A celebração da Semana da Pátria é o momento propício para acender nas mentes e corações a vontade de conhecer um pouco mais sobre o seu país e explorar um pouco mais a sua própria cultura. Trabalhar este tema estimula o conhecimento histórico e promove o sentimento de patriotismo em todos os alunos, ajuda as crianças a entenderem seu papel como um cidadão que tem direito e deveres na sociedade”, conclui Lucimara.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Anita Taborda Puglia clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE