Turmas de Piraí do Sul realizam passeio pela história em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Turmas de Piraí do Sul realizam passeio pela história em Castro

Fazenda Capão Alto foi palco de visitação, estudo e muito conhecimento por parte dos quintos anos A e B da Escola Odette Scaramella de Luca; aluna relata experiência

Imersão histórica e diversas curiosidades instigaram participação dos alunos
Imersão histórica e diversas curiosidades instigaram participação dos alunos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os quintos anos A e B da Escola Municipal Odette Scaramella de Luca, em Piraí do Sul, puderam realizar uma visita à ‘Fazenda Capão Alto’, em Castro, local de muita história. O trabalho foi acompanhado pelos professores Dênis Milléo Mainardes, Thayná Mattos e da coordenadora pedagógica Daniele Campos.

“Este passeio engloba muitas habilidades do nosso planejamento quanto escola, mas principalmente a PR. EF05HI02. c.5.12, que nos orienta a analisar a história do Brasil em diferentes períodos, analisando fontes históricas regionais”, aponta a professora Thayná.

GALERIA DE FOTOS

  • Turmas de Piraí do Sul realizam passeio pela história em Castro
  • Turmas de Piraí do Sul realizam passeio pela história em Castro
  • Turmas de Piraí do Sul realizam passeio pela história em Castro
  • Turmas de Piraí do Sul realizam passeio pela história em Castro
  • Turmas de Piraí do Sul realizam passeio pela história em Castro
  

Segundo a educadora, chegando ao local, as turmas se encaram com a paisagem natural que a fazenda estava inserida, além de ter uma breve explicação com um guia acerca da história do local e o que encontrariam nas partes internas e externas do casarão.

“As crianças puderam observar detalhadamente toda a estrutura da casa, detalhes de decoração da época, bem como sua arquitetura. Em todos os cômodos do casarão existiam móveis, objetos e utensílios da época, papel de parede, piso e teto muito bem conservados”, relata a docente.

Na parte externa, cita Thayná, da fazendo houve a visitação nas ruínas da casa do capataz, de um sítio arqueológico de uma capela em taipa construída em 1740 e preservada pela ordem das Carmelitas, além da senzala – conhecendo que os escravos não ficavam presos no local, tendo liberdade dentro dos limites da fazenda.

“Os alunos também puderam percorrer trilhas dentro dos arredores da fazenda e ficaram encantados a ver o tamanho de uma árvore tombada por uma tempestade. Esta árvore marca o início da trilha dos tropeiros, que leva ao Rio Iapó, possui 1,80m (raiz) e 40 metros de comprimento e tem aproximadamente 400 anos. Sem dúvidas foi um passeio muito rico e proveitoso, onde os alunos puderam conhecer e vivenciar a história dos povos passados que foram tão importantes para a formação do nosso país”, conclui a professora.

Aluna relata

Quem também falou mais sobre a visitação foi a aluna do 5º ano B, Ana Julya Rentz Morais. Confira, na íntegra, o texto produzido pela educanda:

Passeio Fazenda Capão Alto

No mês de setembro de 2022, fomos ao passeio com nossa escola na Fazenda Capão Alto. Chegando lá avistamos uma linda vista com animais, uma casa linda e grande, entrando na casa tinha várias coisas legais, maquete, quadros antigos, uma capela e embaixo do túnel dos escravos molduras de passarinhos, malas antigas, piano, imagens de cavalo, banheiro, barril, panelas, cofre antigo poço e etc. Depois fomos para fora olhar as plantações, hortas, vimos uma árvore gigante seguimos uma trilha, voltamos e fomos fazer um lanche, tinha bolo de chocolate e guaraná, ali mesmo avistamos um palanque onde amarraram e espancavam os escravos, depois disso vimos uns tratores antigos umas mesas, ferramentas, pias, televisões, computadores e etc. Depois tiramos umas fotos vimos um parquinho antigo e fomos embora.

Eu amei esse passeio!

Acesse o blog escolar da Escola Odette Scaramella de Luca clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE