Ação leva empreendedorismo à turma de Teixeira Soares | aRede
PUBLICIDADE

Ação leva empreendedorismo à turma de Teixeira Soares

Locadora de produtos foi base para amplo trabalho sobre educação empreendedora no 4º ano B da Escola Machado de Assis; professora relata todo processo do projeto

Diversos conceitos financeiros também foram aplicados em sala
Diversos conceitos financeiros também foram aplicados em sala -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 4º ano B da Escola Municipal Machado de Assis, em Teixeira Soares, sob coordenação da professora Simone Padilha, trabalhou com um tema importante em sala de aula: a educação empreendedora. A docente destaca como o assunto foi abordado por meio de uma locadora de produtos, estimulando a participação dos alunos.

“Alguém pode acreditar que para empreender é necessário nascer com algum talento especial. Na verdade, podemos refletir que empreender é um conjunto de comportamentos e habilidades que podem ser desenvolvidos e aplicados não apenas para abrir empresas ou criar negócios, mas também para aprimorar a atuação em qualquer profissão”, relata a educadora.

Assim, Simone cita que faz todo sentido incluir a educação empreendedora na escola, pois a missão desta vai além de preparar as crianças para o mercado de trabalho, formando cidadãos críticos e conscientes, agentes que contribuam na mudança da sociedade, onde a educação empreendedora inclui atitudes que desenvolvam essas habilidades.

GALERIA DE FOTOS

  • Ação leva empreendedorismo à turma de Teixeira Soares
  • Ação leva empreendedorismo à turma de Teixeira Soares
  • Ação leva empreendedorismo à turma de Teixeira Soares
  • Ação leva empreendedorismo à turma de Teixeira Soares
  • Ação leva empreendedorismo à turma de Teixeira Soares
  • Ação leva empreendedorismo à turma de Teixeira Soares
  • Ação leva empreendedorismo à turma de Teixeira Soares
  • Ação leva empreendedorismo à turma de Teixeira Soares
  • Ação leva empreendedorismo à turma de Teixeira Soares
  

“Nessa nova realidade, a escola deve ter a consciência da importância do empreendedorismo na formação dos alunos, adotando a inovação e novas tecnologias nas metodologias de aprendizado”, aponta a professora, que também pontua que as aulas precisam ser estimulantes, com atividade que desenvolvam a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico.

Neste ínterim, observou-se essas habilidades na proposta de empreendedorismo na escola, com atividades referentes à educação empreendedora nas turmas do Fundamental Anos Iniciais, assim como as demais instituições de ensino de Teixeira Soares. No 4º ano de Simone a proposta e desenvolvimento consistiu na construção de uma locadora de produtos em sala de aula.

“O desenvolvimento da proposta iniciou-se já no início do ano letivo, com atividades orientadas no livro, e a partir disso foi adaptada de acordo com a realidade da escola. O primeiro passo foi definir em uma assembleia qual o nome da locadora de produtos. Concluída essa ação, foi o momento de definir quais produtos poderiam estar disponíveis na locadora”, explica a educadora.

A proposta também chegou ao 4º ano A da professora Orli Ap. Kuller Ferreira, com os alunos contribuindo e levando produtos no dia da inauguração para participação conjunta. A contribuição teve brinquedos, fantasias e jogos – todos etiquetados para depois serem devolvidos. A docente conta que houve uma ação para estimular a curiosidade do funcionamento da locadora: elaboração de um contrato de locação com cinco cláusulas específicas para o momento.

A inauguração, complementa a professora, ocorreu em 3 de outubro, com vídeo de divulgação para o evento (e da própria cerimônia), além de cartaz de inauguração. No processo, estimulando que os alunos participassem, houve a promoção ‘Estoura Balão’, com vale-descontos.

“Para desenvolver algumas habilidades do cotidiano, como para trabalhar o sistema monetário, dinheiro fictício foi utilizado pelos alunos, estrutura da organização foi pensada também e disposta contendo as funções de diretoras comerciais, gerente comercial, assistente comercial, auxiliares de loja, recepção, seguranças e clientes. A locadora de produtos teve um total de rendimentos no dia da inauguração de R$825,00 e ao final do dia todos receberam lembrancinha pela participação no evento”, explana Simone.

A professora pontua que a atividade, desde o começo, “foi acatada com entusiasmo pelos estudantes, observado também no desempenho como um todo”. “É imprescindível o aprendizado para uma vida toda, mas quando esse aprendizado é com significado faz toda a diferença”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola Machado de Assis clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE