Dinâmica matemática ensina e diverte em Teixeira Soares | aRede
PUBLICIDADE

Dinâmica matemática ensina e diverte em Teixeira Soares

Composição e decomposição numérica, por meio de uso de caixas de ovo e feijões, possibilitou aprendizado mais concreto ao 4º ano B da Escola Alteny Maria de Lourdes Gubert Marquardt

Professor destacou importância de atividades do gênero para ampliar aprendizado
Professor destacou importância de atividades do gênero para ampliar aprendizado -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com a proposta de montar e desmontar os números brincando, o 4º ano B da Escola Municipal Alteny Maria de Lourdes Gubert Marquardt, em Texeira Soares, sob coordenação do professor Richard de Souza Mulinari, pôde trabalhar conteúdos matemáticos de composição e decomposição numéricas utilizando caixinhas de ovo. O docente relata o trabalho realizado no dia 10 de março.

“Os alunos trouxeram uma caixa de ovo que, em duplas, recortaram para aproveitar sua metade. Em seguida, o professor entregou as denominações de centena de milhar até unidade simples, que os educandos colaram na parte recortada para a montagem do jogo de composição e decomposição numérica. Na lousa, o professora foi registrando números aleatórios que os educandos foram compondo na caixinha de ovo conforme o valor de cada um, utilizando feijões nas determinações corretas. Os mesmos demonstraram interesse e desenvoltura ao realizar a atividade, registrando os números corretamente no caderno de matemática”, relata o educador.

Segundo Richard, houve a observações em grupos e individuais do desenvolvimento da atividade, como a turma entendia a proposta da atividade, com todos os alunos indo ao professor para realizar a composição numérica. Com êxito, iam ao caderno registrar. O educador elenca ainda que a atividade é proposta no livro didático dos alunos, que aceitaram de maneira agradável – o que permitiu que eles entendem como se formam os números, quais são os seus valores, além de existir uma maneira fácil de compor e decompor números.

“Os alunos chegaram em casa bastante entusiasmados, relatando aos pais o que haviam realizado na aula de Matemática, explicando aos responsáveis como foi o desenvolvimento da aula e como aprenderam de maneira lúdica e divertida. Os pais procuraram saber como foi realizada a atividade, comentando a alegria e o desempenho das crianças nesta atividade. Dessa forma, entendemos juntos que a matemática pode ser algo agradável, fácil e simples, basta esforço, dedicação e atividade nas atividades propostas”, explica o docente.

Para fechar, Richard cita que os feijões ajudaram a entender as composições de centena, dezena e unidade de milhar, centena, dezena e unidade simples, brincando e aprenderam, além de registrar e entender melhor os números, como são formados e seus valores corretos. “Percebe-se que a Matemática é uma disciplina que, embora utilizada no dia a dia, torna-se bastante complicada e difícil quando a mesma é transmitida de maneira tradicional”, complementa o professor.

Assim, com a composição e decomposição numérica na caixinha de ovo, a turma compreendeu a formulação correta dos números e valores – e, além de brincarem, dialogando e relatando acerca da experiência. “Fiquei bastante feliz e observei quanto estes gostam de aprender maneira diferente, com propostas que não sejam apenas registro através de explicações. Com a metade de uma caixinha de ovo, com um punhado de feijões, a descoberta numérica aconteceu e as crianças conheceram como é gostoso entender e criar novos números, com o intuito de descobrir seus valores corretos”, conclui Richard.

Acesse o blog escolar da Escola Alteny Maria de Lourdes Gubert Marquardt clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE