Projeto estimula cuidados com a natureza em Reserva | aRede
PUBLICIDADE

Projeto estimula cuidados com a natureza em Reserva

Uso racional e preservação da água, lixo, reciclagem e seu contexto com a vida humana, foram temas de ação prática, palestra e passeios nos quartos anos A e B da Escola Coronel Rogério Borba

Iniciativa contou com diversas etapas, dentro e fora da sala de aula
Iniciativa contou com diversas etapas, dentro e fora da sala de aula -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os quartos anos B e C da Escola Municipal Coronel Rogério Borba, em Reserva, sob coordenação da professora Vera Lucia Cionek Campos, desenvolveram atividades voltadas à água, lixo, reciclagem e relação com a vida humana. A docente destaca os principais tópicos do trabalho.

“Diante de um mundo consumistas, parece urgente e necessário a tomada de decisões e conscientização sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente e reflexão sobre os perigos que a vida humana está correndo diante de um planeta poluído e desordenado”, aponta a educadora.

Assim, Vera trabalhará ao longo do ano com as turmas o respeito pela natureza, com objetivo de sensibilizar os educandos quanto à importância da economia de água e reciclagem de lixo. Para isso, passeios serão realizados no aterro sanitário, base de captação e tratamento de água do Rio Maromba que é utilizada para o consumo da população de Reserva.

“E, juntamente com os passeios, abordar-se-á no conteúdo da disciplina de Ciências temas que envolvam estes assuntos, fazendo com que a ideia de reciclar e cuidar se torna prática diária na vida dos alunos. A primeira etapa foi o passeio até o ‘lixão’, onde viram de perto a realidade dos separadores do lixo, bem como suas dificuldades no ambiente de trabalho, sendo uma delas a baixa remuneração”, complementa a professora.

Complementando, a docente cita que as turmas também conheceram como a água do rio Maromba chega e é tratada, além de ser distribuída aos reservenses. Vera pontua que tem como objetivo “finalizar este projeto até fornecendo aos alunos algumas mudas de árvores nativas e frutíferas, as quais o projeto Caiubí Klabin/PR fornece, incentivando-os a cuidar do meio ambiente onde vivem e, dessa forma, colaborar para uma vida mais saudável a todos”.

Para fechar, a professora cita que o projeto contou com a participação do ambientalista Paulo Reno, que realizou dois turnos nas turmas, palestrando sobre o meio ambiente, reciclagem do lixo e cuidados com a água. “Faremos, na próxima semana, na companhia do Paulo Reno, a visita no centro de reciclagem do lixo da cidade Reserva. Espera-se desenvolver e suscita nos alunos o gosto por cuidar do ambiente e respeito pelo planeta Terra, nossa casa em comum”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola Coronel Rogério Borba clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE