Entrevistas percorrem a história em classe de Fernandes Pinheiro | aRede
PUBLICIDADE

Entrevistas percorrem a história em classe de Fernandes Pinheiro

União com outro gênero, relato de memória, fez com que alunos do 5º ano da Escola do Campo Presidente Costa e Silva pudessem entrevistar e refletir sobre aspectos do ensino há 40 anos

Educandos assumiram o protagonismo do trabalho
Educandos assumiram o protagonismo do trabalho -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 5º ano A da Escola Municipal do Campo Presidente Costa e Silva, em Fernandes Pinheiro, durante a última semana, atividades voltadas à produção textual dentro do gênero ‘entrevista’. A professora Marielly Santos Pacheco elenca que, além da temática principal, foi possível mesclar e contemplar outro gênero: o relato de memória.

“O trabalho consistiu em entrevistar uma pessoa acima de 50 anos com perguntas sobre a infância desta pessoa, bem como nome da escola onde estudou, o nome da primeira professora, como eram as brincadeiras, quem eram os melhores amigos e se ainda mantém contato com essas pessoas que fizeram parte da sua memória”, aponta a docente.

A educadora relata que, finalizando a entrevista, os educandos registraram o momento com uma foto entre entrevistador e entrevistado “o que deu ainda mais destaque ao trabalho, uma vez que a introdução de foto no corpo do texto escrito se tornou atrativa para os mais diversos leitores”. Ainda, Marielly pontua que houve exposição das produções em uma mural da escola, apreciado por toda a comunidade escolar.

Textos e fotos foram expostos em mural escolar
Textos e fotos foram expostos em mural escolar |  Foto: Divulgação
  

“O objetivo do trabalho foi explorar ambos os gêneros textuais, entrevista e relato de memória, a que público interesse tais gêneros, onde podemos encontrar est tipo de texto, entre outros. Além disso, foi possível esmiuçar gramaticalmente vários aspectos da linguagem, como a escrita forma e informal, vícios de fala, o uso adequado dos porquês, tempos verbais, verbos no infinitivo, marcação de tempo entre ‘a’ e ‘há’ e o uso de pronomes”, complementa a professora.

Por fim, a educadora cita que o trabalho possibilitou reflexão acerca da passagem do tempo, assim como era o contexto escolar há 40 anos, comparando com a realidade do ensino atualmente, “e ensino sobre o futuro, reflexões de como será a infância das gerações futuras, dos filhos e netos dos próprios alunos”.

Acesse o blog escolar da Escola do Campo Presidente Costa e Silva clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE