Teatro de fantoches ensina e diverte turma de Guamiranga | aRede
PUBLICIDADE

Teatro de fantoches ensina e diverte turma de Guamiranga

Com foco em questões textuais e linguísticas, quarto ano B da Escola do Campo de Boa Vista pôde trabalhar gênero ‘dramático’, realizar apresentações em sala e levar peça a outra turma

Professora destaca comprometimento e belo resultado após várias etapas
Professora destaca comprometimento e belo resultado após várias etapas -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 4º ano B da Escola Municipal do Campo de Bela Vista, em Guamiranga, da professora Franciele Pontarolo, desenvolveu atividades relacionadas ao gênero ‘dramático’, com ênfase na oralidade, sinais de pontuação e escrita compartilhada, com proposta de realização de um teatro com fantoches. As ações ocorreram entre 14 a 16, 19, 21 a 23 e 28 a 29 de junho.

“As atividades começaram com o estudo do livro didático de Língua Portuguesa Ápis Mais. Para início das atividades foi realizada leitura de teatro, onde tinha especificado cenário e personagens. Neste momento, os alunos puderam observar como é escrito um texto teatral, a importância da escolha dos personagens e do cenário. Também, foi realizada uma interpretação do texto lido e atividades com sinais de pontuação, principalmente com os mais usados para escrever diálogo”, aponta a docente.

A educadora cita que, após atividades do livro didático, propôs aos alunos a escrita compartilhada de um teatro, o que trouxe empolgação à turma. Assim, foram divididos em trios para realizar as ações escritas e orais, com liberdade para escolherem os personagens de fantoches disponibilizados pela escola e, como cenário principal, foi utilizada uma janela de maneira.

“Depois dos personagens escolhidos, falei a eles para pensarem em um cenário para a história que escreveriam logo em seguida. Personagens e cenários escolhidos, os alunos começaram a escrita do texto teatral em seus trios. Eles ficaram animados, todos contribuíram com ideias para a escrita do texto. Esta etapa durou várias aulas, sendo que a escrita foi totalmente realizada por eles”, complementa Franciele.

A professora conclui elencado que, após a escrita do teatro, começaram os ensaios, com afloramento da criatividade neste momento, muitas ideias surgindo durante a etapa, além de colocarem tudo em prática.

“A apresentação ocorreu primeiramente em sala de aula, surgindo o interesse dos educandos de apresentarem para seus colegas de outra turma, o que ocorreu no dia 29 de junho. Com a finalização da atividade por meio das apresentações, surgiu o interesse dos alunos de realizar mais atividades como esta”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola de Boa Vista clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE