Coluna Fragmentos: Feijão, farinha e mate | aRede
PUBLICIDADE

Coluna Fragmentos: Feijão, farinha e mate

A coluna ‘Fragmentos’, assinada pelo historiador Niltonci Batista Chaves, publicada entre 2007 e 2011, retorna como parte do projeto '200 Vezes PG', sendo publicada diariamente entre os dias 28 de fevereiro e 15 de setembro

No dia 23 de janeiro de 1970 foi destaque no JM a abertura da churrascaria Regente do Cogo. Seu proprietário, João Carlos Cogo, tornou-se um dos nomes referenciais desse ramo comercial em Ponta Grossa
No dia 23 de janeiro de 1970 foi destaque no JM a abertura da churrascaria Regente do Cogo. Seu proprietário, João Carlos Cogo, tornou-se um dos nomes referenciais desse ramo comercial em Ponta Grossa -

João Gabriel Vieira

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um grande número de naturalistas, engenheiros, médicos, geólogos e escritores europeus (em especial alemães, franceses e ingleses) percorreram o território brasileiro ao longo do século XIX registrando, por meio de textos, tabelas, gravuras e pinturas, os tipos humanos, a natureza, os comportamentos socioculturais e tudo que fosse considerado exótico ou que pudesse ser interessante para as chamadas “nações civilizadas” em franco processo expansionista. Tais registros subsidiaram muitas pesquisas da nascente indústria farmacêutica, o planejamento e a construção de ferrovias pelo interior brasileiro e o investimento pontual e direto em áreas consideradas de interesse ao capitalismo europeu.

Jean-Baptiste Debret, August de Saint-Hilaire, Robert Avé-Lallemant, James Henderson, Johan Spix e Karl Von Martius, figuram entre tais viajantes que, assentados no conhecimento científico do século XIX, percorreram o interior brasileiro e produziram trabalhos que, mesmo eivados de um sentido racista e evolucionista, foram importantes para construir narrativas sobre o Brasil e os brasileiros daquele período.

Thomas Plantagenet Bigg-Wither, engenheiro e escritor inglês que percorreu o Brasil na década de 1870, passou pelos Campos Gerais (e por Ponta Grossa) no ano de 1872. Seus relatos, compilados no livro “Novo caminho no Brasil meridional: a província do Paraná” (José Olympio, 1974), demonstram o olhar perplexo de um europeu diante de um território praticamente virgem (estima-se que o total da população paranaense naquele momento era de cerca de 126 mil pessoas) e o uso de palavras como “inútil”, “inferior” e “insignificante”, atribuídas por ele aos paranaenses daquele fim de século, expressam preconceituosamente a profunda distância social e cultural existente entre o Brasil e a Europa de então.

A passagem de Bigg-Wither por Ponta Grossa ocorreu mais de vinte anos antes da chegada das ferrovias à cidade e, portanto, ele certamente se deparou com um acanhado e modorrento vilarejo, composto por um pequeno núcleo urbano no entorno da igreja que, mais tarde, viria a se transformar na Catedral de Sant´Ana. 

Apesar de sua escrita fazer questão de deixar claro que ele não era “um dos nossos” e de que havia um “abismo civilizatório” entre “ele” e “nós”, Bigg-Wither fez questão de ressaltar um traço que chamou sua atenção: a hospitalidade do caboclo brasileiro. Em suas palavras, quanto mais avançava para o interior, maior era a hospitalidade que encontrava, sendo que, de acordo com ele, os caboclos brasileiros faziam questão de oferecer dormida, cigarro e comida para todo e qualquer viajante que passasse por suas propriedades. Explicita que “por pura vontade, bondade de coração e costume do país” sempre ofereciam feijão, farinha e mate, segundo ele, a base da alimentação na região dos Campos Gerais naquele período histórico. 

Ainda de acordo com Bigg-Wither, não aceitar tais ofertas era algo compreendido como insulto por parte dos forasteiros. E foi para não confrontar tais comportamentos instituídos por aqui que ele acabou sendo levado, a convite de um morador de nossa cidade, para fazer uma das refeições em sua casa. Ao narrar a experiência em seu “diário do bordo” – depois transformado em livro – fez questão de registrar o espanto que causou pelo fato de ser um estrangeiro e por não falar nosso idioma. De acordo com ele, enquanto jantava, muitos ponta-grossenses chegaram, entraram na casa, tiraram os chapéus e, em silêncio, observaram atentamente como ele se movia e se alimentava. 

.

Gastronomia local

Feijão, farinha e mate. Esses eram, portanto, os alimentos que formavam, de acordo com Bigg-Wither, a base alimentar das pessoas que viviam em Ponta Grossa e nos Campos Gerais no século XIX. Apesar das origens da cidade estarem vinculadas a engorda e a criação do gado vacum, a carne – ou melhor, o churrasco – não fazia parte do cardápio cotidiano dos ponta-grossenses naqueles tempos. Ao longo do século XX, em especial após a chegada das ferrovias, os bares e restaurantes se multiplicaram em Ponta Grossa, trazendo novos hábitos e opções gastronômicas para a cidade. As churrascarias foram surgindo nesse contexto. João Carlos Cogo, um caminhoneiro que decidiu deixar a estrada e investir no ramo gastronômico, adquiriu, em 1954 a Churrascaria Expedicionário e, depois dela, abriu outros estabelecimentos similares na cidade, como a Regente do Cogo, inaugurada em 1970.

.

A primeira churrascaria brasileira

Fundado por um imigrante italiano – Antônio Aita – em Porto Alegre no ano de 1935, o Restaurante Santo Antônio, parece ter sido a primeira churrascaria brasileira. O estabelecimento, que inicialmente era especializado em comida italiana, passou a ter no churrasco o seu prato principal no mesmo ano, a partir de um evento comemorativo ao centenário da Revolução Farroupilha e que acabou tornando o lugar conhecido do grande público.

.

Conteúdo inédito.

Coluna assinada por Niltonci Batista Chaves. Historiador. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE