PARCEIROS 2022

Sobre o 'Geração Digital' 2022

O Vamos Ler - Geração Digital, iniciativa do Grupo aRede é um projeto cultural e educacional que objetiva a construção cidadã dos alunos da região. Com foco nos quintos anos das redes pública e particular de ensino, busca-se trabalhar a reflexão dos métodos jornalísticos e produção da notícia.

Com as inovações e adventos tecnológicos que surgiram, especialmente os da última década, os processos de informação passaram a ter outra dinâmica.

Um bom exemplo são os modelos convencionais de transmissão das notícias: rádio, TV e jornal impresso, dividem o espaço com as crescentes e inovadoras plataformas de conteúdos digitais.

O projeto trabalha com dois fundamentos: a construção do aluno como cidadão crítico e o processo jornalístico digital. Juntando-os, temos a capacidade de mostrar aos jovens qual o papel que eles desenvolvem e desenvolverão dentro da sociedade, sejam como componentes do mercado de trabalho, empresários, pesquisadores ou acadêmicos em cursos superiores.

Conhecer os métodos jornalísticos permite, assim, entender o relato verídico dos fatos, a amplitude das fontes e a construção textual estruturalmente informativa. Todo esse contexto permite, desde cedo, o entendimento sobre a importância da notícia de qualidade, evitando problemas recorrentes, como a disseminação de informações falsas.

Por que o conteúdo digital?

Muitos projetos buscam inserir o jornal, a produção televisiva ou radiofônica nos bancos escolares. Contudo, estamos passando por uma transformação tecnológica que demanda atenção. As novas gerações, desde o começo deste século, já nasceram digitalizadas e integradas às ferramentas de comunicação inovadoras.

Soma-se isso ao advento de recursos tecnológicos, como smartphones, tablets e notebooks, além da crescente adesão às mídias sociais. O processo de comunicação, antes indireto, passou para uma relação direta entre a sociedade pelo advento digital.

Com todos esses aspectos e a permissividade do mundo moderno em relação à tecnologia, assuntos propostos em sala de aula que antes ficavam delegadas exclusivamente ao ensino dos alunos, passam a ser conteúdos noticiosos, formas de debater o mundo e materiais de apoios para a rede de ensino integrada ao Vamos Ler - Geração Digital.

Confira, abaixo, um pouco mais sobre como um projeto de comunicação, educação e novas tecnologias, inovador na esfera do trabalho com mídias digitais, é feito.

OBJETIVO GERAL

Despertar o senso crítico e a cidadania dos alunos das redes pública e particular de ensino da região Centro-Sul do Paraná através da produção jornalística nos meios digitais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Propiciar noções de jornalismo e produção de conteúdos aos alunos.

Fomentar as realizações pedagógicas na íntegra através de um blog escolar, seja este feito pelos atores educacionais ou como ferramenta de divulgação na íntegra sob responsabilidade da coordenação do projeto.

Conhecimento sobre o processo de produção da notícia através de noções como amplitude das fontes, estruturação de um texto, imagem e/ou vídeo nos moldes da reportagem.

Integração entre alunos, professores, equipe escolar e comunidade.

Capacitação para a produção de conteúdo de blogues posterior ao encerramento do projeto na escola.

BLOGUES ESCOLARES

Ferramenta inovadora de comunicação e divulgação utilizada pelo Vamos Ler - Geração Digital desde 2017, os Blogues Escolares contribuem no processo de aprendizado dos participantes do projeto.

Sua função é de postar, na íntegra, produção de conteúdo, textos, áudios, imagens, vídeos e outros recursos feitos pelos alunos integrantes do projeto. O principal objetivo é transformar o blog em um canal de informação das escolas.

EU, REPÓRTER

Buscando a inserção prática dos conteúdos midiáticos em sala de aula, o Vamos Ler - Geração Digital propõe o ‘Eu, Repórter’. O objetivo é que os próprios alunos tornem-se criadores de conteúdos e possam ter a experiência de como funcionam as práticas jornalísticas.

Para isso, professores e coordenadores pedagógicos podem instigar os estudantes na produção de:

Relatos textuais de acordo com as atividades desenvolvidas em sala de aula, ampliando a forma como enxergam o ensino.

Fotografias que representem os métodos trabalhados, no formato de registro jornalístico.

Vídeos que elucidem os principais pontos, bem como a atuação como repórter, câmera, âncora e demais aspectos jornalísticos.

PUBLICIDADE