aRede - Aconteceu. Tá na aRede!

Sobre o 'Geração Digital' 2020

O Vamos Ler - Geração Digital, iniciativa do Portal aRede em parceria com o Jornal da Manhã, é um projeto cultural e educacional focado na construção cidadã dos alunos da região. Com foco nos quintos anos da rede de ensino, mas aberto à diferentes turmas, busca-se trabalhar a reflexão dos métodos jornalísticos e produção da notícia.

Com as inovações e adventos tecnológicos que surgiram, especialmente, na última década, os processos de informação passaram a ter outra dinâmica. Um bom exemplo são os modelos convencionais de transmissão das notícias: rádio, TV e jornal impresso, dividem o espaço com as crescentes e inovadoras plataformas de conteúdos digitais.

O projeto trabalha com dois fundamentos: a construção do aluno como cidadão crítico e o processo jornalístico digital. Juntando-os, temos a capacidade de mostrar aos jovens qual o papel que eles desenvolvem e desenvolverão dentro da sociedade, sejam como componentes do mercado de trabalho, acadêmicos em cursos superiores ou empresários.

Conhecer os métodos jornalísticos permite, assim, entender o relato verídico dos fatos, a amplitude das fontes e a construção textual estruturalmente informativa. Todo esse contexto permite, desde cedo, o entendimento sobre a importância da notícia de qualidade, evitando problemas recorrentes, como a disseminação de informações falsas.

Por que o conteúdo digital?
Muitos projetos buscam inserir o jornal, a produção televisiva ou radiofônica nos bancos escolares. Contudo, estamos passando por uma transformação tecnológica que demanda atenção. As novas gerações, desde o começo deste século, já nasceram digitalizadas e integradas às ferramentas de comunicação inovadoras.

Soma-se isso ao advento de recursos tecnológicos, como smartphones, tablets e notebooks, e a crescente adesão às mídias sociais. O processo de comunicação, antes indireto, passou para uma relação direta entre a sociedade pelo advento digital.

Com todos esses aspectos e a permissividade do mundo moderno em relação à tecnologia, assuntos propostos em sala de aula que antes ficavam delegadas exclusivamente ao ensino dos alunos, passam a ser conteúdos noticiosos, formas de debater o mundo e materiais de apoios para a rede de ensino integrada ao Vamos Ler - Geração Digital.

Confira, abaixo, um pouco mais sobre como um projeto de comunicação, educação e novas tecnologias, inovador na esfera do trabalho com mídias digitais, é feito.

OBJETIVO GERAL

  • Despertar o senso crítico e a cidadania dos alunos das redes municipal e particular de ensino, de Ponta Grossa e dos Campos Gerais, através da produção jornalística nos meios digitais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Propiciar noções de jornalismo e produção de conteúdos aos alunos.
  • Fomentar as realizações pedagógicas na íntegra através de um blog escolar, seja este feito pelos atores educacionais ou como ferramenta de divulgação na íntegra sob responsabilidade da coordenação do projeto.
  • Conhecimento sobre o processo de produção da notícia através de noções como amplitude das fontes, estruturação de um texto, imagem e/ou vídeo nos moldes da reportagem.
  • Integração entre alunos, professores, equipe escolar e comunidade.
  • Capacitação para a produção de conteúdo de blogues posterior ao encerramento do projeto na escola.

BLOGUES ESCOLARES

Ferramenta inovadora de comunicação e divulgação utilizada pelo Vamos Ler - Geração Digital desde 2017, os Blogues Escolares contribuem no processo de aprendizado dos participantes do projeto.

Sua função é de postar, na íntegra, produção de conteúdo, textos, áudios, imagens, vídeos e outros recursos feitos pelos alunos integrantes do projeto. O principal objetivo é transformar o blog em um canal de informação das escolas.

EU, REPÓRTER

Buscando a inserção prática dos conteúdos midiáticos em sala de aula, o Vamos Ler - Geração Digital propõe o ‘Eu, Repórter’. O objetivo é que os próprios alunos tornem-se criadores de conteúdos e possam ter a experiência de como funcionam as práticas jornalísticas.

Para isso, professores e coordenadores pedagógicos podem instigar os estudantes na produção de:

  • Relatos textuais de acordo com as atividades desenvolvidas em sala de aula, ampliando a forma como enxergam o ensino.
  • Fotografias que representem os métodos trabalhados, no formato de registro jornalístico.
  • Vídeos que elucidem os principais pontos, bem como a atuação como repórter, câmera, âncora e demais aspectos jornalísticos.
PARCEIROS 2019