aRede - Aconteceu. Tá na aRede!

SOBRE O VAMOS LER - GERAÇÃO DIGITAL

Iniciado em março de 2008 em Ponta Grossa, o projeto cultural Vamos Ler - Geração Digital iniciativa do Portal aRede em parceria com o Jornal da Manhã é referência no trabalho que envolve comunicação, educação e novas tecnologias. Através de um formato que orienta e busca a visibilidade das atividades das instituições de ensino parceiras, o Vamos Ler incentiva e orienta a reflexão crítica dos atores educacionais

Desde 2017, passou a focar na educação para as mídias digitais. Seu método consiste no trabalho multiplataforma, explorando textos, fotos e vídeos, colocando os alunos como produtores da notícia, onde podem exercer o papel de cidadãos críticos.

Atualmente, o projeto conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação, instituições de ensino privadas e públicas, na região dos Campos Gerais.

PLATAFORMAS DE DIVULGAÇÃO

O Vamos Ler - Geração Digital possui uma série de recursos para divulgar os trabalhos dos parceiros do projeto.

- Publicações periódicas dos trabalhos enviados no site do Vamos Ler no Portal aRede

- Duas páginas semanais (toda terça e quinta-feira) no Jornal da Manhã;

- Boletins eletrônicos sobre as ações semanais do projeto;

- Divulgação nas redes sociais, com ênfase no Facebook e Instagram do projeto.

NOSSA MISSÃO

Através da leitura orientada de notícias, conteúdos disponíveis no Portal aRede ações que visam à formação de professores, alunos e atores educacionais para o uso de mídias digitais, estimula o protagonismo na educação. Além do trabalho com mídias, também insere temas transversais de interesse público, como meio ambiente, segurança, trânsito, artes, campanhas e as mais variadas disciplinas.

ETAPAS

O cronograma de 2020 do Vamos Ler - Geração Digital contará com a participação efetiva das instituições de ensino parceiras, com foco nos quintos anos do Ensino Fundamental I. Todavia, o projeto integra outras turmas, de acordo com os trabalhos realizados.

JANEIRO/FEVEREIRO - Pré-projeto

Etapa onde as diretrizes, forma de trabalho, novidades e definição dos participantes ocorre. Também, há a inscrição de professores para o envio de atividades.

FEVEREIRO/MARÇO - Capacitação

Em todos municípios e instituições de ensino privadas participantes há as oficinas de capacitação. Nos encontros presenciais, a coordenação do projeto dá as orientações sobre o método de trabalho durante o ano letivo.

MARÇO/NOVEMBRO - Envio de atividades

Entre os dias 02 de março e 30 de novembro de 2020, os participantes do Vamos Ler - Geração Digital poderão enviar suas atividades. Esse calendário é utilizado, também, para a qualificação de horas referente à certificação dos professores.

MARÇO/OUTUBRO - Participação no Concurso

O Vamos Ler - Geração Digital conta com o Concurso de Blogues Escolares que, do dia 02 de março ao dia 20 de outubro (até às 23h59), recebe os materiais para a participação. O regulamento, premiações e categorias podem ser conferidas no menu Concurso. Clique aqui.

NOVEMBRO - Premiações

As premiações do Concurso de Blogues Escolares iniciam na primeira semana de novembro. O calendário será divulgado de acordo com a disponibilidade dos Municípios e instituições privadas vencedores.

DEZEMBRO - Encerramento e certificação

O projeto finaliza sua atuação em dezembro. A partir do 1º dia do mês, inicia-se o processo de certificação dos professores.

PRÊMIOS RECEBIDOS

2010 - Com a orientação do Vamos Ler, o jornal ‘Voz da Liberdade’ da turma do 5º ano da EMEF Fulton Vitel Borges de Macedo (Ponta Grossa-PR) e a professora Lourdes Stafin dos Santos, conquistaram o primeiro ‘Prêmio Mundial para Jornal Escolar sobre Liberdade de Imprensa’, promovido pela ‘Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias’ (WAN-IFRA).

2011 - O Vamos Ler ganhou a ‘Menção Especial’ na categoria ‘Conectando com o Celular’, no Prêmio Jovens Leitores 2011, promovido pela ‘Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias de Notícias’ (WAN-IFRA).

2011 - Orientados pelo Vamos Ler, alunos e professores do Ensino Médio do Colégio Sesi de Ponta Grossa-PR, com o jornal ‘Quarto Poder’, venceram o Concurso Nacional de Jornais Escolares, promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ).

2018 - A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional reconheceu a importância do Vamos Ler - Geração Digital através da ‘Honra ao Mérito’. O título, de uma das Comissões Permanentes (CP) mais importantes do cenário nacional, é oferecido aos projetos com relevância na transformação da Educação regional.

ORGANIZAÇÃO

Direção

Eloir Rodrigues: Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Ciências da Comunicação - Estudos dos Media e do Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Co-autor do livro ‘Como Utilizar a Imprensa nas Escolas’, da Coleção Media XXI (Portugal). Diretor superintendente do Portal aRede e Jornal da Manhã.

Coordenação

Dhiego Tchmolo: Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Coordena o projeto Vamos Ler - Geração Digital desde janeiro de 2017.

EXPEDIENTE

Você pode entrar em contato conosco através:

Telefone: (42) 3220 6262

E-mail: [email protected]

PARCEIROS 2019