Primavera: a estação das flores e das alergias respiratórias | aRede
PUBLICIDADE

Primavera: a estação das flores e das alergias respiratórias

Médica otorrinolaringologista dá dicas de como prevenir e tratar os sintomas causados pela mudança de clima

alergias respiratórias e primavera
alergias respiratórias e primavera -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com a chegada da primavera, muitas pessoas se encantam com as flores e o clima mais ameno, mas também sofrem com os sintomas de alergias respiratórias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30% da população mundial sofre de algum tipo de alergia. No Brasil, entre 10% a 25% da população tem rinite alérgica, segundo dados do Ministério da Saúde.

A médica otorrinolaringologista Mariele Lovato, do Hospital Pilar, explica que a primavera pode agravar as doenças respiratórias alérgicas, como rinite, faringite, bronquite e asma. “Nessa época do ano, devido à alta dispersão de pólen, o tempo seco e as oscilações de temperatura, podem desencadear algumas doenças no trato respiratório”, diz

Ela alerta que agentes externos como a poeira e a poluição também contribuem para o agravo dos sintomas. “O aumento da temperatura juntamente com a baixa umidade do ar torna os ambientes propícios à proliferação de fungos, ácaros e bactérias que podem causar inflamações na mucosa nasal”, afirma.

Os principais sintomas das alergias respiratórias são: obstrução nasal, coriza, coceira no nariz, garganta e nos olhos. A médica recomenda algumas medidas preventivas para evitar os sintomas, como: fazer boa higienização nasal com soluções salinas, manter o ambiente sempre arejado e limpo, evitar o contato com produtos químicos e animais de pelos e penas, não fumar e não permitir que fumem dentro de casa.

A médica ressalta ainda que é importante procurar um otorrinolaringologista ao aparecerem os primeiros sintomas. “Fazer uma avaliação antecipada com o seu otorrinolaringologista pode ajudar a prevenir as crises”, orienta

Com informações: Assessoria da imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE