Dia do Não Fumar: veja danos do cigarro ao organismo | aRede
PUBLICIDADE

Dia do Não Fumar: veja danos do cigarro ao organismo

Abandonar o hábito de fumar faz bem não apenas para a saúde respiratória, mas traz benefícios da pele à digestão

Confira alguns dos riscos a saúde que o cigarro pode oferecer
Confira alguns dos riscos a saúde que o cigarro pode oferecer -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Que o cigarro faz mal ao corpo não é novidade, mas o Dia do Não Fumar (16/11) é uma oportunidade para reforçar os conhecimentos sobre os impactos deste uso. Os malefícios do cigarro ao organismo vão muito além dos prejuízos à saúde respiratória: o metabolismo, a pele, o coração, o rim e a circulação periférica também são afetados pelo hábito do cigarro.

Fumar dificulta a absorção de nutrientes

O hábito de fumar é capaz de influenciar até mesmo nos aspectos nutricionais do organismo. “Por atuar no sistema nervoso central, o cigarro causa uma diminuição do apetite, pois afeta a atividade de neurotransmissores que são responsáveis pelo controle da fome, além de alterar o paladar e o olfato, reduzindo o gosto e o aroma dos alimentos”, diz a nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Promove inflamação da pele

O cigarro também não combina com a saúde da sua pele. Isso porque ele acelera o envelhecimento, já que as substâncias tóxicas presentes estão associadas à vasoconstrição periférica, diminuindo o fluxo sanguíneo para o tecido cutâneo, o que afeta a entrega de nutrientes para essa região.

É prejudicial ao coração

A nefrologista Caroline Reigada, da Clínica Médica/Interna, explica que cada vez que você inala a fumaça do cigarro, sua frequência cardíaca e sua pressão arterial aumentam temporariamente. Segundo estudos, apenas 20 minutos depois de parar, sua pressão arterial e frequência cardíaca diminuem.

Com informações: Metrópoles. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE