WEBSTORIES

Tijolos são retirados da 'Chaminé da Cerâmica Aymoré'

Moradores da região de Olarias se assustaram com uma cena incomum na manhã desta terça-feira (24): um trabalhador pendurado em um guindaste e retirando tijolos da histórica chaminé da 'Cerâmica Aymoré'

FOTO: Mateus Pitela/aRede

Por mais estranha que possa parecer, a ação já estava prevista: trata-se de uma manutenção que prevê a diminuição da altura da chaminé por questões de segurança e possível comprometimento da estrutura.

FOTO: Mateus Pitela/aRede

A reportagem do portal aRede foi até o local e conversou com trabalhadores da obra, que informaram sobre a 'redução' da altura da chaminé para 17 metros, patamar considerado seguro para a estrutura no momento.

FOTO: Mateus Pitela/aRede

A ação foi autorizada pelo COMPAC ainda em 2018, após apresentação de laudo técnico que atestava comprometimento da estrutura superior da chaminé", disse o município.

FOTO: Mateus Pitela/aRede

A Cerâmica Aymoré foi construída na década de 1940 e foi a mais importante do gênero existente em Ponta Grossa: a produção era em torno de 200 mil unidades mensais, entre tijolos e telhas, chegando a empregar aproximadamente 100 operários - que exerciam várias atividades na indústria.

FOTO: Mateus Pitela/aRede

Leia mais no portal aRede