WEBSTORIES

Farmácia Escola da UEPG celebra 40 anos

A Farmácia Escola Professor Horácio Droppa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) prova o argumento há 40 anos. Nesta quarta-feira (27), o órgão celebrou as quatro décadas de história, em solenidade que reuniu alunos, professores, servidores e autoridades universitárias.
FOTO: Jéssica Natal e Arquivo de fotos UEPG.
Se a Farmácia existe como é hoje, é porque surgiu no coração de farmacêuticos e professores que idealizavam um local para que os alunos pudessem manipular, dispensar e orientar sobre medicamentos. É o que a coordenadora, Gerusa Halila Possagno, destaca.
FOTO: Jéssica Natal e Arquivo de fotos UEPG.
O próprio nome da Farmácia leva o nome do conhecido como o “médico dos pobres”, que também idealizou o projeto de um lugar que oferecesse assistência farmacêutica na sua integralidade, antes mesmo que este termo fosse reconhecido pelo Ministério da Saúde.
FOTO: Jéssica Natal e Arquivo de fotos UEPG.
O reitor em exercício, professor Ivo Mottin Demiate, homenageou o aniversário do órgão e ressaltou o trabalho das pessoas envolvidas durante as quadro décadas. “A Farmácia Escola sempre foi um motivo de orgulho para a instituição. Desde o seu início, tivemos professores dedicados, realizando atendimentos de excelência, então nosso desejo é que este trabalho siga por muitos anos”, completa.
FOTO: Jéssica Natal e Arquivo de fotos UEPG.
A Farmácia Escola foi a materialização de um sonho antigo de alunos e professores, desde a época das faculdades isoladas. Quando as Faculdades Estaduais de Farmácia e Odontologia e de Farmácia e Bioquímica fizeram parte da UEPG, em 1969, já havia a vontade de que os alunos tivessem um espaço de atuação prática. Até que existisse um local dentro da instituição para estágio, os alunos tinham que aprender em farmácias comerciais, cuja maioria pertencia aos próprios professores do curso. Foi quando os professores Wolfgang Meyer e Ailton Schafranski foram chefes do Departamento de Análises Clínicas, que o projeto saiu do papel, em 1984.
FOTO: Jéssica Natal e Arquivo de fotos UEPG.
Com a construção do prédio do Bloco M pronta, em 1989, os cursos da saúde migraram para o Campus Uvaranas, trazendo consigo toda a estrutura pedagógica e administrativa.
FOTO: Jéssica Natal e Arquivo de fotos UEPG.

Leia mais no portal aRede