ID Agro vai permitir o registro gratuito de máquinas agrícolas

Agronegócio

25 de novembro de 2020 13:20

Brasil 61


Relacionadas

Exportações do agro do Paraná somaram US$ 13,29 bi

Produção agropecuária de 2020 alcança R$ 871 bilhões

Produção de carnes no Paraná tem ano de recordes

Colheita de grãos deve atingir 264,8 milhões de toneladas
Conab estima colheita de 264,8 milhões de toneladas de grãos
IBGE: safra de 2021 deve superar recorde de 2020
BB anuncia 14 novas agências para atender ao agronegócio
Com o registro, será possível transitar em vias públicas sem a necessidade de licenciamento e emplacamento. Foto: Reprodução/Brasil 61
PUBLICIDADE

Plataforma lançada pelo Mapa vai permitir trânsito em vias públicas, facilitar o comércio de tratores e rastreio dos veículos a aparelhos automotores

O Ministério da Agricultura lançou o ID Agro, uma Plataforma Digital de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas. A ferramenta vai permitir o registro oficial de tratores e equipamentos agrícolas pelos produtores rurais, gratuitamente. O sistema foi desenvolvido em parceria com o Instituto CNA.   

Com o registro, será possível transitar em vias públicas sem a necessidade de licenciamento e emplacamento. O comércio de tratores usados também vai ficar mais fácil, assim como o acesso ao crédito e as ações de segurança em relação a roubos e furtos. 

Pelo ID Agro, o produtor rural pode gerar um documento oficial, com fé pública, permitindo a uniformização das informações e rastreio dos tratores e aparelhos automotores. O documento Renagro, uma espécie de identidade do equipamento, será equivalente ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).   

O agricultor que quiser se registrar no novo sistema deve se cadastrar no aplicativo ID Agro, ter a nota fiscal do equipamento e procurar uma das agências autorizadas para finalizar o registro. De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE, existem mais de 1,2 milhões de tratores em cerca de 734 mil estabelecimentos agropecuários no Brasil. 

PUBLICIDADE

Recomendados