Leite: Região tem 13 dos 50 maiores produtores do país | aRede
PUBLICIDADE

Leite: Região tem 13 dos 50 maiores produtores do país

As três cidades com o maior número de produtores no ranking nacional estão na região: Carambeí, Castro e Arapoti

Bacia leiteira da região dos Campos Gerais se destaca em âmbito nacional
Bacia leiteira da região dos Campos Gerais se destaca em âmbito nacional -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As três cidades com o maior número de produtores no ranking nacional estão na região: Carambeí, Castro e Arapoti 

Entre os maiores produtores de leite do país, 18 estão nos municípios dos Campos Gerais. É o que informa o ‘Levantamento Top 100 2022: Os 100 maiores produtores de leite do Brasil’, publicação da MilkPoint, veiculada neste mês de março. Em um recorte mais restrito, dos 50 maiores produtores, do país, 13 estão localizados na região. Todos são produtores e fazendas integrantes do ‘Pool Leite’, que fazem o fornecimento de sua produção para as cooperativas Capal, Castrolanda, Frísia e Witmarsum. As propriedades listadas no ranking são de quatro cidades: Arapoti, Carambeí, Castro e Palmeira.

Dentro da lista do ‘top 100’, três cidades da região lideram o ranking dos municípios no país. Carambeí se destaca como o maior produtor do Brasil, tanto em número de produtores quanto em volume produzido. Integram o ranking oito propriedades do município, as quais produziram 95,34 milhões de litros de leite no decorrer do ano passado, o que representa 10,24% da produção totalizada no levantamento. Na segunda colocação aparece Castro, com cinco produtores, que produziram 65,95 milhões de litros de leite, ao passo que a terceira cidade do Brasil com o maior número de produtores no ranking é Arapoti, com quatro, os quais registraram uma produção de 29,42 milhões de litros em 2021. Somados esses três municípios, eles representam 20% de toda a produção contabilizada no top 100.

O maior produtor dos Campos Gerais é a Melkstand Agropecuária, de Carambeí. A propriedade apareceu na segunda colocação nacional, atrás apenas da Fazenda Colorado, de Araras (São Paulo), que lidera o ranking desde 2013. No decorrer de 2021, a Melkstand comercializou 29,93 milhões de litros de leite, o que significa uma produção média de 82 mil litros de leite por dia, e quase 2,5 milhões de litros por mês. Essa propriedade na região, apesar de se manter na segunda posição, apresenta crescimento ano a ano no ranking, elevando sua produção em 9,23% em 2021, ou seja, quase 7 mil litros a mais por dia – a líder aumentou a produção em 6,5%.

A segunda melhor colocada dos Campos Gerais foi a propriedade de Albertus Frederik Wolters, a Chácara Tina, em Castro, que registrou uma produção média de 53,5 mil litros de leite por dia. A propriedade ganhou duas posições no ranking nacional e agora passou a ocupar a sexta posição nacional. Essa escalada foi possível após um crescimento de 13,64% no ano passado, a segunda maior evolução entre as 10 melhores. Com a alta, Wolters superou a produção de outro produtor da região, a de Marcos Pereira, de Palmeira, que caiu da sexta para a sétima colocação no ranking nacional, mesmo aumentando a produção em 4,5% em 2021.

Região foi responsável por 20% de toda a produção do ‘top 100’ do país

Os números do ranking destacam a força da bacia leiteira da região dos Campos Gerais. Tanto que em todo o estado do Paraná, há apenas uma cidade de fora da região (Céu Azul). Além disso, mostra a força do cooperativismo regional: todos os 18 produtores dos Campos Gerais listados no ranking fornecem para uma das quatro maiores cooperativas agroindustriais (Capal, Castrolanda, Frísia e Witmarsum). Essas quatro cooperativas compõem o ‘Pool Leite’, que é o segundo maior grupo do ranking. A liderança é da Lactalis, que possui 22 fornecedores dentro do Top 100. Cabe destacar, no entanto, que a liderança em 2020 foi do ‘Pool Leite’, e a Lactalis se beneficiou da compra da marca Itambé para se consolidar em primeiro neste ranking de 2021. Depois, aparecem a Danone, com 11 fornecedores no ranking, e a Embaré, que passou a contar com 10 fornecedores nesta lista.

Imagem ilustrativa da imagem Leite: Região tem 13 dos 50 maiores produtores do país
 
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE