Frísia ganha Selo Clima Paraná pelo terceiro ano consecutivo | aRede
PUBLICIDADE

Frísia ganha Selo Clima Paraná pelo terceiro ano consecutivo

Reconhecimento do governo do Estado aponta a contribuição da cooperativa para a diminuição do aquecimento global

Reconhecimento do governo do Estado aponta a contribuição da cooperativa para a diminuição do aquecimento global
Reconhecimento do governo do Estado aponta a contribuição da cooperativa para a diminuição do aquecimento global -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Reconhecimento do governo do Estado aponta a contribuição da cooperativa para a diminuição do aquecimento global

O trabalho da Frísia para a redução das emissões de gases do efeito estufa é reconhecido pelo terceiro ano consecutivo. A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest/PR) premiou a cooperativa com o Selo Clima Paraná, na categoria Original, que é a adesão voluntária para realizar o acompanhamento dos inventários das emissões.

O prêmio mostra o comprometimento da cooperativa com o desenvolvimento sustentável, cuidado com o meio ambiente e preocupação com a atual e as futuras gerações. De acordo com o analista ambiental da Frísia, Jean Cesar Andrusko, os dados das emissões são encaminhados para a Sedest, que, por sua vez, faz a verificação das informações e a validação. 

“A secretaria outorgou a Frísia como uma empresa comprometida com a redução da emissão de CO², um dos gases que causam o efeito estufa. Com adesão voluntária, a cooperativa participa há três anos, mostrando transparência em todas as atividades que temos. É muito gratificante porque o prêmio deste ano contemplou 71 empresas do Estado, e novamente podemos ver a Frísia entre elas, mostrando compromisso não somente com o meio ambiente, mas com a sociedade em geral”, destaca Andrusko.

Entre as ações da cooperativa pela redução do dióxido de carbono, uma delas é voltada para a Unidade Produtora de Leitões (UPL), em que a queima do biogás gerado pelos biodigestores garante o aquecimento térmico de 12 mil leitões por mês, reduzindo o consumo de energia elétrica e, consequentemente, os gases de efeito estufa. Também há a utilização em suas operações de 100% de biomassa provenientes de áreas de reflorestamento. São 300 hectares de florestas plantadas (próprias) com eucalipto que sequestram próximo de 40 mil toneladas de CO², além de 400 hectares de florestas nativas que sequestram cerca de 120 mil toneladas de CO².

O setor florestal movimenta atualmente mais de 100 mil toneladas de madeira por ano, o que representa mais de 45 mil toneladas por ano de CO². São 30% na redução de dióxido de carbono devido a utilização de biomassa nas caldeiras, uma energia limpa e sustentável. Também são 60% de CO² estocados em produtos madeireiros (chapas, painéis, móveis etc.) dos clientes.

“Temos incentivos dos nossos dirigentes, da diretoria e dos próprios cooperados, o que coloca a Frísia em um patamar diferente, onde os grandes players do Paraná estão. Por parte do Estado é muito importante esse reconhecimento, se tornando um incentivo para fazermos mais”, conclui o analista ambiental da Frísia.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial

Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2020 produziu 283 milhões de litros de leite, 832.765 toneladas de grãos e 28.063 toneladas de suínos, resultado do trabalho de 895 cooperados e 1.119 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos cinco anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE