Voos cancelados, aulas suspensas e 65 mil sem luz no RS | aRede
PUBLICIDADE

Voos cancelados, aulas suspensas e 65 mil sem luz no RS

Rio Grande do Sul tem manhã de chuva e vento forte. Climatempo Meteorologia alerta para perigo de temporais e chuva volumosa nas regiões Norte, Central, Sul e Serra

Vento de até 70 km/h causou estragos em Porto Alegre durante a noite
Vento de até 70 km/h causou estragos em Porto Alegre durante a noite -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Desde a noite de segunda-feira (11), cidades do Rio Grande do Sul registram chuva e vento forte. Rajadas de quase 70 km/h derrubaram postes e árvores em Porto Alegre. No aeroporto internacional Salgado Filho, pelo menos 16 voos foram cancelados por conta do vento. 

O Rio Grande do Sul ainda lida com as consequências da passagem de um ciclone extratropical pelo estado, que causou 47 mortes e deixou mais de 25 mil pessoas fora de casa. Para quarta-feira (13), há previsão de formação de um novo ciclone extratropical sobre o estado.

Durante a madrugada, houve chuva em diversas regiões do estado. Em Caçapava do Sul, na Região Central, choveu mais de 44mm. Na Fronteira Oeste, Uruguaiana, São Gabriel, Alegrete e Bagé registraram quase 40mm de chuva, cada.

Um comitê de crise para lidar com a previsão de chuva em grande volume foi criado em Pelotas, na Região Sul do estado. O grupo deve monitorar a situação nos 27 municípios que compõem a região. Em Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, Pedro Osório, Canguçu e São Lourenço do Sul, todas na Região Sul, as aulas foram suspensas na terça e na quarta. Em Cerrito e Morro Redondo, a suspensão é, em princípio, só na terça. Em Arroio Grande, as aulas foram suspensas em algumas instituições.

De acordo com a CEEE Equatorial, principal concessionária de energia elétrica do estado, cerca de 65 mil clientes estão sem luz, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde há 23,5 mil pessoas sem energia, e no Litoral Norte, com 17 mil clientes sem luz. Pelo menos uma queda de árvore foi registrada na Capital. Não há informações sobre clientes da RGE, outra concessionária do estado, sem luz.

A Climatempo Meteorologia alerta para perigo de temporais e chuva volumosa nas regiões Norte, Central, Sul e Serra do RS, principalmente no período da tarde desta terça-feira (12). Deve haver vento de até 70 km/h nestes locais. Em Tramandaí, no Litoral Norte, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou vento de mais de 80 km/h durante a manhã.

Em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, as aulas foram suspensas na Escola Setembrina Viamão depois que a ventania derrubou o poste do transformador da escola e parte do telhado.

Em Uruguaiana, a placa de um supermercado da região caiu por conta da ventania. Em Santa Maria, na Região Central do estado, moradores registraram a queda de granizo durante a madrugada. 

Ciclone

A passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul completou uma semana nesta segunda-feira. São 46 mortes, 46 desaparecidos e 340 mil pessoas afetadas, de acordo com balanço da Defesa Civil divulgado na noite de segunda.

Estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que o prejuízo financeiro foi de R$ 1,3 bilhão. De acordo com o relatório, 8 mil casas foram danificadas ou destruídas. O prejuízo calculado no setor habitacional é de R$ 175 milhões.

O fenômeno teve origem em um sistema de baixa pressão, que provocou chuvas intensas, e se deslocou em direção ao oceano, ganhando intensidade. Foram registradas fortes rajadas de ventos, aumento do nível dos rios, pessoas desabrigadas, entre outros transtornos.

Fraport

"A Fraport Brasil - Porto Alegre informa que, em razão da situação meteorológica adversa (rajadas de vento de mais de 74km/h) na noite de segunda-feira (11), dez voos de pernoite não pousaram e precisaram alternar para outros aeroportos. Impacto na operação: - Latam informou cancelamento de três voos que chegariam no dia 11/9, e dois que partiriam nesta manhã. Foram criados dois voos extras para atender a demanda de hoje. - Gol manteve os voos de chegada e partida, apenas com atrasos. - Azul informou cancelamento de cinco voos que chegariam no dia 11/9, e seis que partiriam nesta manhã. Foram criados dois voos extras para atender a demanda de hoje."

Com informações do G1 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE