UEPG forma 17 alunos em curso de fabricação de queijos | aRede
PUBLICIDADE

UEPG forma 17 alunos em curso de fabricação de queijos

A qualificação faz parte das atividades da Escola Tecnológica de Leite e Queijos (ETL-Queijos)

Evento de conclusão da qualificação aconteceu no sábado (02).
Evento de conclusão da qualificação aconteceu no sábado (02). -

Publicado Por Larissa Bim

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Queijos, tecnologia e qualidade. Para quem se forma no Curso de Extensão em Fabricação de Queijos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o certificado é um divisor de águas, seja para a produção amadora ou profissional de queijos nobres. No sábado (02), 17 alunos concluíram a qualificação, que faz parte das atividades da Escola Tecnológica de Leite e Queijos (ETL-Queijos).

“Quando agregamos valor a um produto que nossa comunidade já produz, estamos transformando aquela comunidade”, enalteceu o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. Como iniciativa de extensão, a ETL-Queijos cumpre um papel importante da Universidade ao formar a comunidade para promover mudanças sociais. “A gente quer que vocês transformem seu entorno”, disse. “Parabéns, não apenas pela qualidade do curso, mas pela qualidade da proposta, que busca ser cada vez mais transformadora para a sociedade”.

“Estamos mudando o cenário dos queijos. Já somos uma referência nacional e estamos impactando de forma positiva na vida de muitas pessoas”, comemorou o coordenador da ETL-Queijos, professor Alessandro Nogueira. Essa turma do Curso marca o retorno presencial após a pandemia de Covid-19 e de uma revitalização na estrutura da Escola. “Estávamos ansiosos pelo retorno dos cursos presenciais e práticos pois sabemos da importância social, tecnológica e da visibilidade para a UEPG”.

Antes da formatura, para marcar o último encontro do Curso, o dia foi repleto de palestras durante o 11º Workshop Internacional de Leite e Queijos. O evento, já tradicional, debate a produção de queijos no país e no exterior, abordando casos de sucesso e discussões técnicas. Já na primeira palestra, um caso de sucesso: Moacir Messias de Araujo Junior, egresso da Escola de Queijos e proprietário de uma empresa de laticínios em São Paulo, compartilhou sua experiência no planejamento, construção e operação de uma queijaria artesanal.

Moacir participou de um curso concentrado de produtos lácteos ofertado pela ETL-Queijos em 2018, o que o incentivou a seguir adiante no sonho de abrir uma empresa de laticínios. “A escola foi muito importante para mim, virou a chave nessa questão da produção de queijos”, lembra. “Eu já tinha um rebanho, mas não tinha a queijaria. Aqui, aprendi muitas coisas e a ciência do queijo”.

“Eu não sabia fazer um queijo, e aqui aprendi muito. Foi uma experiência muito especial”, conta Nácia Inácio, que veio de Moçambique para fazer o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos na UEPG. “O curso é muito bom, criativo e educacional”.

Aluno de Engenharia de Alimentos Matheus Baldykoski Ribas Santos acompanhou as aulas do curso de queijos como parte da Iniciação Científica. “É uma coisa muito legal, porque a gente tem a aula teórica e em seguida a aula prática. Eu acabei aprendendo muito sobre queijos”, comenta. Matheus, que tem deficiência visual, desenvolve pesquisas sobre análise sensorial. “A ideia é conseguir identificar pontos críticos do queijo, através do aroma, textura e sabor”, explica.

GALERIA DE FOTOS

  • O dia foi repleto de palestras durante o 11º Workshop Internacional de Leite e Queijos.
    O dia foi repleto de palestras durante o 11º Workshop Internacional de Leite e Queijos.
  • O dia foi repleto de palestras durante o 11º Workshop Internacional de Leite e Queijos.
    O dia foi repleto de palestras durante o 11º Workshop Internacional de Leite e Queijos.
  • O dia foi repleto de palestras durante o 11º Workshop Internacional de Leite e Queijos.
    O dia foi repleto de palestras durante o 11º Workshop Internacional de Leite e Queijos.
 ETL-QUEIJOS - As atividades da Escola são organizadas pelo curso de Engenharia de Alimentos da UEPG, em cooperação entre o Governo do Estado do Paraná e o Governo de Rhône-Alpes, na França. Como a região dos Campos Gerais abriga a maior bacia leiteira do Paraná e uma das mais importantes do Brasil, a ETL-Queijos atende a uma demanda de capacitação de produtores, cooperativas e indústrias. O Curso de Fabricação de Queijos aborda a produção, qualidade do leite e tecnologia de processamento de queijo, incluindo noções sobre a comercialização dos produtos e com ênfase nos queijos finos europeus, em especial os franceses.

O professor Alessandro Nogueira, coordenador da ETL-Queijos, explica que o curso é uma estratégia importante para alavancar o crescimento do setor queijeiro na região e no Paraná. “No agronegócio brasileiro, o leite se destaca como um dos principais produtos. No Paraná, a pecuária leiteira cresceu ao longo das últimas duas décadas, sendo o estado o segundo maior produtor nacional, responsável por 14,07% do total, com volume de 4,73 bilhões de litros in natura e produtividade média de 2.916 litros por vaca/ano”, explica. Nos Campos Gerais está a cidade com maior produção de leite no estado, Castro, que tem o título de Capital Nacional do Leite; diversas cooperativas e empresas do setor lácteo e um grande número de pequenos produtores de leite. “O aumento do volume de produção e o destaque em relação à qualidade do leite favorece o processamento da matéria-prima em produtos de maior valor agregado, como é o caso de queijos finos”, diz o professor. “O mercado de queijos no Brasil está em acelerado crescimento, sendo uma oportunidade importante para, principalmente, os pequenos produtores”.

Concluíram o Curso de Fabricação de Queijos e se unem aos cerca de 300 profissionais capacitados pela ETL-Queijos: Amauri da Luz, Ana Carolina dos Santos Faria Hubert, Anna Rachel Czech Novloski, Cesar Setti, Daniel Halajda Ressel, Hiromi Yorinori Kimura, Liliane Zaziski Aardoon, Lisiane Rocha Czech, Lubiane Borato Budal da Costa, Maria Helena Muniz Marques Souza Castro, Mariana Provenza dos Reis Seoane, Newton Goy Kimura, Pedro Cornelio Meijer, Renata Cristina Pereira Lobo, Sandro Manoel da Silveira, Stéphanie Ribas de Menezes, e Tammy Barretto Endo.

Para saber mais sobre os cursos e fazer o cadastro de interessados para futuras edições, acesse o site. As inscrições para a 13ª edição do Curso de Extensão em Fabricação de Queijos estão previstas para fevereiro de 2024.

Com informações: assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE