Carne Seca e Diabo Loiro: a dupla que aterrorizava o Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Carne Seca e Diabo Loiro: a dupla que aterrorizava o Paraná

Conheça a história da gangue de criminosos que realizava assaltos e roubos no estado

Dupla aterrorizava região norte do Paraná.
Dupla aterrorizava região norte do Paraná. -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Norte do Paraná foi palco de intensa atividade criminosa nos anos 1950, quando a dupla Geraldo Fonseca de Souza, o “Diabo Loiro”, e Luiz Fernandes, o “Carne Seca”, impôs o medo na população local com uma série de crimes violentos.  

Liderando um grupo que chegou a ter mais de 10 pessoas, os bandidos começaram atuando nos arredores das rodoviárias, onde enganavam viajantes fingindo vender sítios. Com o dinheiro das vítimas, foram ampliando suas ações para arrombamentos, homicídios e estupros em diversas cidades da região, como Apucarana, Mandaguari, Astorga e Arapongas.

Entre os casos mais conhecidos está o assassinato de uma enfermeira estuprada em Mandaguaçu em 1953, crime pelo qual acabaram sendo condenados a 30 anos de prisão. Sua atuação ficou marcada pela extrema violência e espalhou terror na população, que chegou a amarrar panelas nas portas para se alertar de possíveis invasões. 

Prisão do Diabo Loiro foi manchete em um jornal da epóca.
Prisão do Diabo Loiro foi manchete em um jornal da epóca. |  Foto: Reprodução.
 

Após viverem foragidos por anos, "Diabo Loiro" e "Carne Seca" foram finalmente capturados em 1958 em Bela Vista do Paraíso. Pagaram pelos crimes mais conhecidos, mas rumores indicam que podem ter retomado atividades criminosas após deixarem a prisão. Sua história entrou para a lenda local e inspirou outros bandidos da região a também adotarem esses apelidos temidos.

Com informações de TNonline, parceira do Portal aRede.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE