Ex-prefeito Nivaldo Krüger lançará livro na Colômbia | aRede
PUBLICIDADE

Ex-prefeito Nivaldo Krüger lançará livro na Colômbia

A Rede

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A história paranaense a partir da ocupação pelos jesuítas na antiga província paraguaia Del Guairá, tendo Guarapuava como importante capítulo dessa narrativa. Esse é contexto da obra “Paraná Central: a primeira República das Américas”, do historiador Nivaldo Krüger. O livro, lançado há dois anos, foi traduzido para o espanhol e será divulgado em países da América do Sul. Na agenda deste mês, o ex-prefeito de Guarapuava e ex-senador estará na Colômbia entre os dias 12 e 15.

Guairá foi uma grande região geográfica no Brasil meridional em grande parte coincidente com o atual estado do Paraná, que fazia parte do Império Espanhol como um território pertencente ao governo do Rio da Prata e Paraguai, até divisão em 1617. "Essa é uma obra inédita, com mais de cinco anos de pesquisa, que lança um novo olhar sobre a história de Guarapuava, do Paraná e da formação do Brasil Meridional. Esse é um presente para as futuras gerações, inclusive de outros países", afirma Krüger, destacando que a obra traz aspectos de um ousado projeto de construção da República Teocrática dos jesuítas, enfocando o universo de conquistas e disputas que envolveram os povos indígenas, jesuítas e bandeirantes. "A pesquisa começou na Biblioteca Nacional em Brasília, quando eu era senador, e se estendeu a vários locais, como as regiões do Rio Ivaí e da Serra da Esperança, em busca dos vestígios do Caminho do Peabiru", especifica.

Guarapuava tem fundamental importância na obra, sendo a base física do território da primeira república das Américas. O cacique Guairacá, apresentado como um grande personagem na obra, é chamado de lobo dos campos e das águas. "Era um grande líder que comandou os guaranis e venceu os espanhóis", comenta o historiador. O livro de Nivaldo Krüger é patrocinado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com apoio da Universidade Livre da Cultura.

Informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE