29 práticas para iniciar o seu processo de transformação | aRede
PUBLICIDADE

29 práticas para iniciar o seu processo de transformação

Porém, o ato de levantar pra transformar essa intenção em ação é bem mais complicado

Nos deslumbramos com os resultados e esquecemos que isso é feito um pouco todos os dias
Nos deslumbramos com os resultados e esquecemos que isso é feito um pouco todos os dias -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Porém, o ato de levantar pra transformar essa intenção em ação é bem mais complicado

A Ignição é a nossa coluna mão na massa. Iniciamos esse projeto após a ótima repercussão de uma outra coluna, a Mentoria.  Percebemos que havia (e ainda há) uma demanda por métodos, práticas ou desafios que possam estimular a mente, nos ajudar a criar entusiasmo pela vida, desenvolver nossa curiosidade e ludicidade, enfim, nos mostrar um lado de nós mesmos pra além das certezas do dia-a-dia.

Muitas vezes, olhamos para as nossas tarefas cotidianas e entendemos apenas o aspecto prático delas. Ou seja, pensamos mais ou menos assim: “basta levantar, lavar a louça e o banheiro que a casa vai estar no jeito”.

Porém, o ato de levantar pra transformar essa intenção em ação é bem mais complicado. Há todo um processo mental que nem sempre está alinhado. De repente, aquilo é um sofrimento e, quando você percebe, a Netflix já ganhou. Depois, sobra a culpa e a vergonha.

Pode parecer uma bobagem, mas a bagunça literal e metafórica nos afeta e muito, pra bem além de algo puramente individual. Não é raro vermos homens que estão rodeados de um caos tão grande que, de repente, ninguém quer nem chegar perto. Assim, o acúmulo de questões simples se transformam em problemas bem mais complexos como solidão, depressão, ansiedade, etc.

Entramos diariamente em contato com homens nos mais diversos níveis de complicação. A pergunta que mais ouvimos é: por onde começar?

Claro que há casos que envolvem transtornos psicológicos, doenças ou outras limitações que tornam tudo bem mais complexo do que “levanta e faz”. Pra esses, é importante procurar ajuda médica e psicológica. Não vamos esquecer disso.

Mas, por mais debilitados que estejamos, há casos também nos quais ainda há uma fagulha de potência que nos permite agir, mesmo que um pouquinho.

Assim, por mais ridículo que pareça, vamos começar de forma similar a uma pessoa que resolve aprender a tocar violão. Não é que alguém ensina. A pessoa pega o violão e toca errado, sem a menor coordenação e ritmo. Vai se informando com um professor ou amigo, persiste mais e mais, vai ganhando energia à medida que pequenos avanços são feitos, até que em um certo momento, ela junta os pedaços e toca uma música do Legião Urbana. 

A Ignição segue um pouco esse princípio, de que podemos nos fortalecer aos pouquinhos, aprender em atividades simples como cultivar essas qualidades importantes, como compaixão, disciplina, empatia, curiosidade, generosidade, organização, capacidade de gerenciamento e por aí vai.

Então, começamos arrumando a cama e tomando um café nutritivo pra ver a energia propositiva que se forma transbordar para outros aspectos da vida. E, à medida que vamos entrando em uma inércia saudável, aproveitamos pra ganhar mais e mais força como indivíduos e, quem sabe, até poder começar a ajudar quem está ao redor.

Por isso, a nossa resposta ao “por onde começar” é esse artigo contendo uma lista com os artigos já publicados na coluna, separados por níveis, para facilitar quem está chegando agora.

Além disso, também decidi colocar abaixo alguns pontos importantes, para tornar as práticas mais potentes.

Leia mais clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE