Professor Vicente Ribas recebe título de cidadão honorário | aRede
PUBLICIDADE

Professor Vicente Ribas recebe título de cidadão honorário

Docente do Curso de Direito, Vicente Paulo Hajaki Ribas também lecionou nos cursos de Economia e Serviço Social

Homenagem foi proposta pelo pelo vereador Geraldo Stocco Filho.
Homenagem foi proposta pelo pelo vereador Geraldo Stocco Filho. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Docente do Curso de Direito, Vicente Paulo Hajaki Ribas também lecionou nos cursos de Economia e Serviço Social

A trajetória profissional do professor Vicente Paulo Hajaki Ribas ganhou mais um capítulo de reconhecimento, na noite da quinta-feira (13 de setembro), no Cine Teatro Ópera. Durante a oportunidade, ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Ponta Grossa, em sessão solene realizada pela Câmara Municipal da cidade. Com homenagem proposta pelo vereador Geraldo Stocco Filho, a outorga da honraria foi sancionada, em março de 2018, pelo prefeito Marcelo Rangel (Lei 13.106, de 05 de abril de 2018).

Quando se trata de carreira construída com dinamismo e ética, alguns nomes surgem como referência e, nesta direção, um é certamente Vicente Ribas. Como professor e profissional das áreas de Economia e Direito, o homenageado desempenhou importante trabalho na UEPG e na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, com reflexos valiosos para a comunidade universitária e da cidade.

Carreira significativa

O professor Vicente Ribas nasceu em Irati (PR) e traduz a sua história de vida em família - e nos bancos escolares. Graduado em Economia (1978) e em Direito (1984), ele iniciou a carreira na UEPG, quando foi aprovado em concurso público, em 12 de março de 1984, para integrar o corpo docente da Fundação Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Ribas exerceu, primeiramente, atividades docentes junto ao Departamento de Economia e Administração, com transferência para o Departamento de Direito, em 1986. Na sua caminhada na instituição, Vicente Ribas, entre outras ocupações, integrou o Colegiado do curso de Direito e de Serviço Social. Também esteve como chefe do Departamento de Direito do Estado. Daí, em 2015, passou a atender atividades, como diretor do Setor de Ciências Jurídicas (Secijur), onde permanece até hoje.

Merecido Reconhecimento

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1982), por sua dinâmica, em suas áreas de atuação, na formação de alunos e na direção do Secijur, tem na satisfação do título merecido reconhecimento, e referência do êxito alcançado. Teve destaque no II Encontro Paranaense dos Professores de Direito do Paraná, quando recebeu homenagem com a entrega da láurea atribuída aos decanos da magistratura das Faculdades de Direito mais antigas do Estado. O evento foi promovido pela Escola Superior de Advocacia e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB ParanáPara o município, ele deixou marcas nos serviços prestados como assessor municipal de planejamento e Secretário Municipal de Administração e Assuntos Jurídicos (1983-1988), na gestão do Prefeito Otto Santos Cunha. Também desempenhou funções como auditor fiscal da Previdência Social e, posteriormente, Procurador Federal (1987-2012). Outro momento profissional vivido foi como gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Ponta Grossa. Ainda atuou como diretor jurídico do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Paraná (SESCAP-PR).

Todos os caminhos construídos por Vicente Ribas passam por sua formação, com excelência, como técnico em contabilidade, graduado em Economia, em 1978; e em Direito, em 1984, pela UEPG. O sucesso conquistado ainda tem reflexos no esforço por aprimoramento nas áreas, com os títulos de especialista em Direito Processual Civil pela UEPG, em 1992; e em Direito Previdenciário pela Universidade de Brasília, em 1997. Entre outras muitas contribuições de profissionalismo, o título reconhece o mérito do homenageado pelo soberano plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa.

Honra do Título

Traduzindo o privilégio de estar no evento com sensibilidade e reconhecimento pelo título recebido, Vicente Ribas fez a leitura da emoção do momento, estendendo cumprimentos aos presentes, a quem se referiu como “caros conterrâneos”, porque como assinala “a partir daquele instante era oficialmente ponta-grossense”. Para ele, a noite da honraria, registra-se como de alegria. O professor revela que, as oportunidades como a vivida no Cine Ópera são para sempre, dizendo que “em ocasiões em que nossa sensibilidade é posta à prova a emoção fala mais alto do que a razão”.

Sempre considerando a honra do título, Vicente Ribas divide com todos os ponta-grossenses, indistintamente, a alegria da homenagem que recebeu de Ponta Grossa através de seus dignos representantes do povo. “Sou grato, particularmente, ao vereador Geraldo Stocco, pela proposição do projeto que culminou com a concessão do título”. O homenageado faz um agradecimento solene à cidade amiga, aos seus habitantes, aos amigos e amigas da vida inteira, aos políticos e administradores e, em especial, à Câmara Municipal, na pessoa de cada um dos eminentes vereadores, pela generosidade da aprovação do projeto que o tornou Cidadão Honorário de Ponta Grossa.

Num olhar em retrospectiva, Vicente Ribas recorda: “Nesta cidade plantei meus sonhos constitui uma família unida e saudável – ponto fundamental de apoio da minha vida”. Ele também destaca que, na cidade, fez muitos amigos, teve a chance de participar de grandes lutas políticas e sociais. “Aqui, combati o bom combate”. Ressalta que, na cidade, ergueu o sonho de legar à sua população, obras importantes para melhorar a qualidade de vida, para o bem-estar de todos. “A esta cidade dei e continuarei dando o meu empenho e, a minha dedicação. Se tudo isso significar cidadania, com muito orgulho proclamo, então: Sou Cidadão de Ponta Grossa”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE