PG aplicará a 3ª dose da vacina contra a covid-19 | aRede
PUBLICIDADE

PG aplicará a 3ª dose da vacina contra a covid-19

Presidente da Fundação Municipal de Saúde afirmou que o Poder Executivo já tem se organizado para aplicar a dose extra do imunizante.

Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Rodrigo Manjabosco.
Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Rodrigo Manjabosco. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Presidente da Fundação Municipal de Saúde afirmou que o Poder Executivo já tem se organizado para aplicar a dose extra do imunizante

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), já tem se organizado para aplicar a terceira dose da vacina contra a covid-19. A revelação aconteceu na tarde desta quinta-feira (26) pelo presidente da FMS, Rodrigo Manjabosco, em entrevista para o Portal aRede. A aplicação da dose extra do imunizante já tem sido discutida e defendida pelos cientistas para aumentar a imunização contra o coronavírus – muito por conta da variante Delta, que é mais transmissível. A conversa na íntegra pode ser assistida clicando aqui.

Segundo Manjabosco, ao ser questionado sobre a possibilidade da aplicação da terceira dose da vacina, “estamos fazendo ajustes, faremos bastante contabilidade, entenderemos qual é o nosso público, quanto temos de população em cada faixa etária, como é que chamaremos essa população e quais locais faremos essas aplicações. Isso demanda toda uma programação e deve ser feito bem antecipadamente. Seguiremos o que o Plano Nacional de Imunização (PNI) preconiza”, explicou. Além da dose extra, a PMPG também já se estrutura para iniciar a vacinação do público com menos de 18 anos.

De acordo com os últimos dados da campanha de imunização contra a covid-19, 83,6% do público-alvo, acima de 18 anos, já recebeu a primeira dose ou dose única da vacina. Além disso, 34% da população de Ponta Grossa já está com o esquema vacinal completo. Esses números devem aumentar, nesta sexta-feira (27), por conta da ‘Maratoma da Vacina’. A expectativa é que 10,8 mil doses sejam aplicadas. Caso isso ocorra, a cidade passará a ter 87% do público-alvo, acima de 18 anos, com a primeira dose ou dose única da vacina.

Vacinação de Ponta Grossa

Com o aumento de pessoas imunizadas, a situação da Saúde ponta-grossense apresenta melhores números. Há mais leitos disponíveis nos hospitais, os casos e mortes pela covid-19 também têm diminuído. Com isso, Manjabosco prevê que até 20 de setembro, 100% da população adulta, de Ponta Grossa, já terá recebido, ao menos, uma dose do imunizante contra o coronavírus.

“Nós estamos com uma velocidade importante, trazendo a imunização. A população aderiu bem a situação da vacinação. Nós não temos dificuldade com o nosso público. Acredito que estamos de parabéns, a sociedade de Ponta Grossa está de parabéns, porque adere as campanhas”, exaltou Rodrigo ao Portal aRede.

Além disso, o presidente da FMS comentou sobre a possibilidade de o uso de máscaras não ser mais obrigatório em locais públicos, por exemplo. “Ainda somos bastante cautelosos quanto a isso. Se observar países da Europa, que tiraram o uso e hoje estão retomando. É um diferencial no enfrentamento da pandemia. Podemos evitar uma nova curva, se tomarmos as medidas corretas”, ressaltou.

Aplicativo ‘Vacina PG’

Em 19 de julho, o Poder Executivo lançou o aplicativo ‘Vacina PG’. Ele veio com a ideia de facilitar o agendamento para a imunização contra a covid-19, e também para outras campanhas de vacinação. Porém, o uso da tecnologia, nesse caso, trouxe problemas para a população. Segundo Rodrigo, “muito em breve faremos um teste com o aplicativo, com um público específico, para entender se ele está, realmente, usável, em bom funcionamento, para que a gente possa agilizar essas novas campanhas que virão pela frente”, comentou.

Por fim, Manjabosco destacou que “estamos reavaliando a programação do aplicativo e pedindo para que as pessoas façam o cadastro. Trabalhamos, internamente, nas melhorias da funcionalidade do ‘Vacina PG’, para que ele seja mais ágil e possa nos dar todas as opções necessárias para as novas campanhas de vacinação”, concluiu o presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Assuntos semelhantes:

Prefeitura aplica 2ª dose de CoronaVac na segunda-feira.

PR recebe remessa com 366 mil vacinas nesta quinta-feira.

PG lança 'Maratoma da Vacina' e imuniza 22 anos na sexta.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE