Reservatório centenário vira ponto turístico em PG | aRede
PUBLICIDADE

Reservatório centenário vira ponto turístico em PG

VÍDEO
| Autor: Afonso Verner

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O primeiro reservatório do sistema público de abastecimento de Ponta Grossa completa o centenário este ano e está sendo revitalizado para se tornar um Espaço de Memória. O reservatório Botuquara fica na região central da cidade, perto do colégio Júlio Teodorico.

Além do resgate histórico do Reservatório, sua reforma também tem importância estratégica para o sistema de abastecimento de Ponta Grossa, já que fornece água para a região central da cidade. Inaugurado em 1914, o Reservatório é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município e tem capacidade para armazenar 2,7 milhões de litros de água tratada.

O local será transformado em um “Espaço de Memória” e abrigará, nas paredes internas das suas casas de bomba, painéis com a história do saneamento em Ponta Grossa. Depois de concluído, o espaço será aberto à visitação monitorada, mediante agendamento.

História do Reservatório

A construção do Reservatório Botuquara começou em 1912 e concluída em 1914, quando o sistema de abastecimento ainda era de responsabilidade do município. Os estudos topográficos da época indicaram o local por estar 4 metros acima do nível da praça Floriano Peixoto, em seu ponto mais alto, o que permitiria abastecer, por gravidade, os imóveis de ambas as colinas.

Inicialmente o reservatório tinha capacidade para reservar um milhão de litros de água, captada dos rios Cascavel e Mandioca. Para atender a demanda gerada pelo aumento da população, em 1939 foi inaugurada a segunda câmara do reservatório, com capacidade para armazenar mais um milhão e setecentos mil litros de água, e o abastecimento passou a ser realizado a partir da captação do Rio Botuquara.

Além das câmaras de armazenamento e das duas casas de bombas, o Reservatório Botuquara abriga um jardim que já atraiu muitos visitantes pela vista panorâmica do local. A obra de revitalização reproduziu as características originais do Reservatório, inclusive com o pergolado e o jardim semelhantes ao original.

Para preservar o patrimônio histórico e cultural do saneamento, a Sanepar dispõe de vários Espaços de Memória e Ecomuseus por todo o Paraná.

Ecomuseu

Em Ponta Grossa, o Ecomuseu do Saneamento localiza-se no Jardim Carvalho, junto a Sanepar, com painéis e acervo de peças e documentos que fazem parte da história do saneamento na cidade. As visitas são realizadas mediante agendamento com a Unidade de Educação Socioambiental da Sanepar.

O investimento é de R$750,4 mil e contempla a reforma do Reservatório em sua integralidade, desde a parte externa, incluindo paredes, muros, portões, pintura, impermeabilização, paisagismo e luminotécnica.

Com informações da assessoria de imprensa da Sanepar.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE