Pauliki defende ampliação do projeto Cidades Digitais | aRede
PUBLICIDADE

Pauliki defende ampliação do projeto Cidades Digitais

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A possibilidade de ampliação do projeto Cidades Digitais e a instalação de rede de internet de banda larga nas escolas públicas foram alguns dos assuntos discutidos pelo deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) com o ministro das Comunicações, André Figueiredo (PDT). A reunião aconteceu em Brasília, na última quarta-feira (07).

“Em cidades do interior e nos distritos rurais, as pessoas ainda enfrentam muitas dificuldades de comunicação. É justamente nesses locais que devemos concentrar o maior esforço para levar sinal de internet e de celular”, avalia Pauliki. Ele acredita e investe no potencial da internet através de salas virtuais que oferecem cursos on-line como um incentivo para a capacitação profissional. São dezenas instaladas em espaços governamentais, empresariais e de entidades sociais.

Figueiredo destaca que os esforços da pasta serão em levar a internet para as áreas do interior do país. "Nós estaremos tendo como premissa básica a inclusão digital. Queremos que milhões de brasileiros possam estar integrados digitalmente, principalmente as regiões mais longínquas onde há uma disparidade muito grande", ressaltou.

O objetivo do programa Cidades Digitais é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. A iniciativa atua na construção de redes de fibra óptica para interligar os órgãos públicos locais, disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras, capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede e oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. Em 2013, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, selecionando 262 municípios com população de até 50 mil habitantes. A partir de 2016 o programa será reestruturado de forma que o seu financiamento ocorra somente com recursos de emendas parlamentares.

Pauliki foi o primeiro deputado a ser recebido em audiência com o novo ministro, que assumiu o cargo na terça-feira (06). Pela proximidade partidária, o deputado se torna um interlocutor natural com Ministério das Comunicações.

Comerciais

A liberação para que rádios comunitárias e tvs educativas possam veicular comercias de ofertas e não apenas vídeos institucionais foi outro assunto discutido no Ministério das Comunicações “O objetivo é que essas emissoras de rádio e televisão possam melhorar suas receitas e sobreviver comercialmente. Neste momento economicamente difícil que estamos vivendo é fundamental dar esse apoio aos empresários da comunicação”, explica Pauliki. Figueiredo assumiu o cargo na terça-feira com o objetivo de facilitar os processos de migração das rádios AM para o FM e a mudança do sinal analógico de TV para o digital.

Informações de Michelle de Geus da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE