Ações sobre microrganismos engajam turma em Guamiranga | aRede
PUBLICIDADE

Ações sobre microrganismos engajam turma em Guamiranga

Com foco no papel destes pequenos seres na medicina e alimentação, quarto ano A da Escola Professora Izélia Prates pôde desenvolver experimentos – com saboroso resultado

VÍDEO
Alunos foram protagonistas de todo o processo | Autor: Divulgação

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 4º ano A da Escola Municipal Professora Izélia Santina Marconato Prates, em Guamiranga, sob coordenação da professora Ana Paula S. Floriano, desenvolveram uma atividade com o conteúdo ‘A ação dos microrganismos nos alimentos e na produção de medicamentos’. A docente destaca que houve muita leitura, vídeos explicativos, além de experimentos e pesquisa.

“Toda atividade que envolva experimentos e ludicidade se torna, sem dúvida, muito mais interessante e atrativa.  Em se tratando da área de Ciências, então, a curiosidade e o interesse em ver os resultados tornam a aula muito mais criativa e até divertida”, elenca a educadora sobre a importância de abordar a temática.

Assim, Ana Paula ponta que após conhecerem os três grupos de classificação dos MOs (microrganismos) – deteriorantes, que causam a deterioração dos alimentos, patogênicos, causadores de doenças, e transformadores, produtores de alimentos –, houve a escolha de dois deles para fazerem os experimentos.

“Primeiro, observamos a ação dos MOs transformadores na produção do iogurte. Vimos quais são as duas bactérias usadas no processo de transformação do leite em iogurte, a Lactobacillus bulgaricus, que está relacionada a cremosidade e ao cheiro do iogurte, e a Streptococcus thermophilus que causa a fermentação”, explica a professora.

Assim, por meio deste conhecimento, houve a produção do iogurte em dois dias, com ajuda das merendeiras da escola. Ao final, aponta a educadora, os alunos puderam se deliciar com a receita – com alguns educandos relatando que fizeram o processo em casa também.

“O segundo experimento foi em um período de 15 dias. Observação dos MOs deteriorantes. Estudamos sobre os fungos e bactérias decompositores de alimentos e escolhemos o fungo  Rhizopus stolonifer, conhecido como bolor do pão, para a nossa observação. Esse fungo, além de participar do processo de decomposição dos alimentos, também pode causar doenças em seres humanos”, cita a docente.

Para complementar, além das atividades de observação, os alunos pesquisaram sobre a ação de microrganismos na produção de medicamento, lendo sobre o médico Alexander Fleming e sua luta para produzir um remédio contra as bactérias causadoras de infecção – que, à época (1928), eram a principal causa de mortes. Assim, os alunos conheceram sobre a descoberta do primeiro antibiótico, a penicilina, extraída do fungo Penicillium, que Ana Paula pontua ser “a descoberta mais marcante da medicina”.

“Tanto os experimentos em sala de aula, como os trabalhos de pesquisa, foram muito enriquecedores. Percebi nos alunos o prazer em participar e o interesse em conhecer sobre esses seres microscópicos e tão presentes em nossa vida”, conclui a professora

Acesse o blog escolar da Escola Professora Izélia Santina Marconato Prates clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE