Bombeiros tiveram aumento de 9% nos atendimentos em 2023 | aRede
PUBLICIDADE

Bombeiros tiveram aumento de 9% nos atendimentos em 2023

A maior parte das ocorrências se refere a acidentes de trânsito, que representam cerca de 38,4% das atuações do efetivo

No ano passado foram incorporados 400 novos soldados bombeiros militares à corporação
No ano passado foram incorporados 400 novos soldados bombeiros militares à corporação -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

De janeiro a dezembro de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) registrou um aumento de 9% no número de ocorrências, com 9.488 atendimentos a mais em relação ao ano anterior. A quantidade de acionamentos dos serviços da corporação em todo o Paraná passou de 104.793, em 2022, para 114.281 em 2023. Os casos envolvem afogamentos, incêndios, acidentes e desastres naturais.

Também no ano passado foram incorporados 400 novos soldados bombeiros militares à corporação, após concurso público realizado pelo Governo do Paraná e conclusão do curso de formação. E há expectativa de contratação de mais 130 a partir de um concurso que deve ser realizado neste ano. Outras conquistas foram as novas sedes de Foz do Iguaçu, Ivaiporã e Colombo.

“Esses números mostram que o nosso planejamento está voltado às situações de alto risco que estão acontecendo hoje, não somente no Paraná, mas no Brasil e no mundo. Há uma tendência de aumento na quantidade de desastres, devido às mudanças climáticas, e o Corpo de Bombeiros percebe isso na prática, com o aumento de ocorrências”, explicou o coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante-geral do CBMPR.

“Planejamento é fundamental para o Corpo de Bombeiros, para que a gente tenha a visão de que, com as ocorrências aumentando, nós temos que ter um aumento do nosso efetivo, empregando ele de forma mais adequada”, disse o coronel. “Hoje nós estamos passando por uma reformulação: estamos diminuindo a carga administrativa e focando nas questões operacionais do bombeiro, para poder ter uma melhoria na escala de serviço dos nossos homens e automaticamente uma ampliação dos serviços prestados à comunidade”.

Com informações: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE