Prefeitura estuda novo projeto para reajuste do IPTU | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura estuda novo projeto para reajuste do IPTU

Em 2021, o Poder Executivo já havia tentado atualizar a Planta Genérica de Valores; Tribunal de Contas diz que PGV de Ponta Grossa está desatualizada há 43 anos.

Das 399 cidades do Paraná, apenas 103 cumpriam as legislações estabelecidas.
Das 399 cidades do Paraná, apenas 103 cumpriam as legislações estabelecidas. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em 2021, o Poder Executivo já havia tentado atualizar a Planta Genérica de Valores; Tribunal de Contas diz que PGV de Ponta Grossa está desatualizada há 43 anos

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) deve apresentar um novo projeto de lei (PL) para atualizar a Planta Genérica de Valores (PGV) do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Poder Executivo ao Portal aRede. Recentemente, o Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR) orientou que as 399 cidades do Estado atualizem, periodicamente, a PGV. No caso de Ponta Grossa, o órgão também indicou uma defasagem de 43 anos na Planta Genérica de Valores – mais detalhes clicando aqui.

Em 2021, a PMPG já apresentou uma proposta para atualizar o valor venal dos imóveis. Na época, o PL trouxe ampla discussão dentro da comunidade e da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG). Na primeira discussão, o texto chegou a ser aprovado pelos vereadores, entretanto, o segundo debate recusou o projeto do Poder Executivo e a atualização da PGV deixou de acontecer naquele momento – relembre a situação acessando aqui. Se a proposta fosse aprovada, a Prefeitura previa uma receita de R$ 138 milhões com a revisão do IPTU – em comparação, em 2020 esse valor foi de R$ 72.332.025,17 – veja aqui.

Após os questionamentos do Portal aRede, a PMPG explicou que “estuda colocar em discussão novamente a atualização da Planta Genérica de Valores”. Além disso, o Executivo ressaltou que “acompanha a orientação do TCE/PR” e, em razão disso, apresentou o PL n.º 353/2021 no último ano. Por fim, no entendimento na Prefeitura, a PGV não está desatualizada há 43 anos, mas, sim, há 24 anos. “O Tribunal não considerou na avaliação a atualização na PGV realizada em 1998”, que serviu de embasamento ao Poder Executivo para apresentar o projeto de lei em 2021.

Orientações

Segundo o TCE/PR, a atualização da Planta Genérica de Valores é “assegurar o pleno potencial arrecadatório, cobrando o valor dos contribuintes e promovendo justiça social e fiscal”. De acordo com o estudo realizado pelo órgão, dos 399 municípios do Paraná, apenas 103 (26% do total) cumpriam, no momento da fiscalização, os prazos estabelecidos na Portaria n.º 511/2009, emitida pelo Ministério das Cidades. Essa portaria estabelece que a PGV seja atualizada a cada quatro anos, com no máximo o dobro desse prazo para os municípios com população de até 20 mil habitantes.

“A gestão eficiente do IPTU é uma oportunidade para se melhorar a arrecadação municipal com uma fonte de receita estável, cujos recursos podem ser utilizados em benefício de toda a população, em ações e serviços de grande impacto, como obras e pavimentação de ruas”, afirma o auditor de controle externo Elizandro Brollo, coordenador da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do TCE. "O objetivo do Tribunal com esse trabalho é induzir mudanças no comportamento da administração tributária, incentivando os municípios a manter suas PGVs atualizadas”, explicou.

Legislação

A base de cálculo do IPTU é o valor venal dos imóveis - o preço que terrenos e edificações alcançariam na venda à vista, seguindo condições usuais de mercado. Para apurar o valor venal, costuma-se adotar instrumentos que permitem a avaliação em massa dos imóveis por meio da Planta Genérica de Valores, cuja fórmula de cálculo considera atributos como localização do terreno, padrão e tempo das edificações nele construídas. O IPTU representa, em média, 28% da receita tributária dos municípios do Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE