Veja como ficou prédio histórico do MCG após restauração | aRede
PUBLICIDADE

Veja como ficou prédio histórico do MCG após restauração

O Portal aRede esteve no prédio histórico do Museu Campos Gerais; o imóvel volta a receber público depois de mais de 20 anos

Escadaria histórica foi reparada
Escadaria histórica foi reparada -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um marco histórico! Após 21 anos o Museu Campos Gerais (MCG) retorna para o prédio histórico e será reaberto à comunidade. Antes mesmo da inauguração, o Portal aRede trouxe, ao vivo, informações e detalhes sobre a reinauguração deste importante espaço para a história de Ponta Grossa e da Região dos Campos Gerais.

O prédio histórico foi construído em 1928 para abrigar a primeira sede da Comarca de Ponta Grossa. Em 1983, quando o Fórum mudou de endereço, o imóvel foi destinado ao Museu Campos Gerais. Porém, devido à deterioração do espaço, em 2003, o MCG teve que se retirar do local e mudar de endereço. Depois de mais de 20 anos, o edifício volta a ser a sede do museu.

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Miguel Sanches Neto destacou que a entrega do prédio histórico restaurado reforça o compromisso da universidade com a história, ciência, educação, bem como com a comunidade local. "Esse prédio é uma conversação de um patrimônio, mas simboliza também uma ação didática da universidade", enfatiza. O reitor também afirma que a reabertura do imóvel demonstra como que deve ser o comportamento construtivo e de restauro dos prédios antigos da cidade.


"Cuidem dos prédios históricos da nossa cidade, cuidem do nosso patrimônio, porque ele tem um valor incalculável. Este prédio que estamos representa a materialização da história de Ponta Grossa. Vamos manter mais prédios históricos em pé e em funcionamento"

Miguel Sanches Neto Reitor da UEPG

A pró-reitora de Planejamento da UEPG, professora Andrea Tedesco, que coordenou todo o processo burocrático de restauro do prédio histórico, afirma que o projeto de captação de recursos foi enviado ao Ministério da Justiça através de edital. Em 2019 houve a contemplação do projeto. Foram R$ 10,5 milhões destinados ao restauro do prédio do museu. "A partir disso iniciamos o processo de atualização dos projetos de restauro, de arquitetura e outros complementares de engenharia", destaca a pró-reitora.

Estes projetos foram licitados e tiveram que ser submetidos à aprovação de vários órgãos, como Corpo de Bombeiros e Secretaria de Cultura de Curitiba, por se tratar um imóvel tombado pelo Estado.

As obras de restauração se iniciaram em 7 de fevereiro de 2022 e quase dois anos depois foram entregues.

  "Não se trata de uma reforma, mas sim de uma recuperação de um prédio antigo sem destruir suas características originais e assim resgatando toda a estrutura"

Andrea Tedesco Pró-reitora de Planejamento
 

NOVIDADE Um prédio anexo foi construído aos fundos do imóvel histórico para servir como suporte para a área de exposições do prédio original. No edifício anexo, revestido por espelhos, ficarão os setores administrativos, reserva técnica e documentações históricas.  Este novo prédio também dará conta das questões de acessibilidade do museu, visto que no imóvel histórico não é possível de ser construído elevadores e rampas, por exemplo.

CURIOSIDADE - Durantes as escavações realizadas para construir a fundação do prédio anexo, foi feito um processo de arqueologia pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Essa busca por artefatos históricos resultou em mais de 20 mil itens encontrados. As peças de vidro, porcelana e de ferro descobertas pelas buscas arqueológicas foram enviadas ao Museu Paranaense.

SERVIÇO - O público terá acesso ao Museu Campos Gerais em breve. Após o evento de reabertura ocorrido nesta terça-feira (6), os acervos a serem expostos irão ser deslocados até o prédio histórico.

Imagem ilustrativa da imagem Veja como ficou prédio histórico do MCG após restauração
 
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE