PG decreta situação de emergência em saúde com avanço da dengue | aRede
PUBLICIDADE

PG decreta situação de emergência em saúde com avanço da dengue

Até o momento, Ponta Grossa já registrou mais de 700 casos da dengue; em uma semana, casos aumentaram em 31,4%

No Estado, já são mais de 100 óbitos pela dengue
No Estado, já são mais de 100 óbitos pela dengue -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com o aumento de casos da dengue em Ponta Grossa, a Prefeitura Municipal (PMPG) decretou Situação de Emergência em Saúde Pública na cidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta sexta-feira (12), com a assinatura da prefeita Elizabeth Silveira Schmidt (União). Até o momento, Ponta Grossa já registrou mais de 700 casos da dengue – leia a notícia clicando aqui.

Segundo as informações publicadas no Decreto nº 23.222, de 12/04/2024, a situação de emergência acontece devido à “ocorrência de quatro semanas epidemiológicas consecutivas de ascensão de casos de dengue no Município de Ponta Grossa, tanto de casos prováveis quanto de casos confirmados autóctones”. Além disso, a medida fala em “salvaguarda da saúde da população princesina”.

Ainda de acordo com o decreto, “é dever da Chefe do Poder Executivo adotar todas as medidas necessárias para garantia da Saúde Pública”, explica Elizabeth Schmidt. O último boletim da dengue, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mostra que Ponta Grossa teve 176 novos casos da doença, em uma semana – ao todo, o Município já registrou 736 positivos para a dengue.

Em uma semana, houve um aumento de 31,4% dos casos confirmados da doença. Já na 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, que abrange Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Sengés, o total de casos chegou a 1.164 confirmações. Por fim, em todo o Paraná, são 184.819 casos positivos, com 103 mortes.

MUDANÇAS – Com o novo decreto, a Situação de Emergência “autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias ao enfrentamento da emergência em saúde pública no Município de Ponta Grossa”, finaliza o documento, que também tem a assinatura do Procurador-Geral do Município, Gustavo Schemim da Matta. Além disso, em outro decreto, foi criado o ‘Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti’.

O grupo tem a finalidade de “acompanhar as condições e ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em todo o território do Município de Ponta Grossa”. O comitê é composto pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), Exército Brasileiro, entre outras entidades.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE