Prudentópolis se prepara para inaugurar cinco unidades de saúde | aRede
PUBLICIDADE

Prudentópolis se prepara para inaugurar cinco unidades de saúde

Três unidades básicas de saúde (UBS) estão em funcionamento e cinco estão na fase final de construção

Prefeito Osnei Stadler fala sobre as conquistas de 2023
Prefeito Osnei Stadler fala sobre as conquistas de 2023 -

Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ano de 2024 começa com novidades na saúde de Prudentópolis, nos Campos Gerais. O prefeito Osnei Stadler planeja inaugurar nos próximos meses cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS). Hoje a população é atendida em três unidades. Em entrevista ao Portal aRede o gestor falou sobre os investimentos que estão sendo realizados em todas as áreas.

Ainda na saúde outra novidade é a conquista da terceira ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) exclusiva para o interior. O município conta com o Samu Alpha e Bravo, promessas de campanha e conquistas dos últimos três anos.

Com o propósito de deixar a saúde cada vez melhor, o prefeito afirma que nos últimos três o município chegou a 100% do atendimento da atenção primária, “o que até então não havia acontecido” diz. Ele destaca também a contratação de mais 10 médicos, totalizando 26 no quadro, que será ampliado, novamente, em breve, com a chegada de mais dois profissionais da saúde.

O município também conseguiu dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Foi um grande trabalho com o Estado e que a gente teve esse êxodo”, afirma.

A área da educação também tem o que comemorar. O prefeito destaca que o município com os colaboradores e professores tem recebido vários prêmios na melhoria da qualidade e o prêmio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Estamos transformando, além da parte educacional, que está melhorando, os colégios e no ano passado adquirimos um colégio pronto e também estamos construindo o maior Centro de Educação Municipal Infantil (Cmei) de Prudentópolis, que será entregue este ano para a população”, afirma o prefeito.

Ele destaca também que todas as 54 escolas passaram por uma reforma para uma qualidade melhor de ensino.

OBRAS – Os mais de 10 mil quilômetros de extensão de estradas rurais levaram a uma divisão do parque de máquinas em cinco setores, sendo todos com a mesma quantidade de máquinas, caminhões e colaboradores, justamente para não deixar nenhuma situação isolada, explica o prefeito. “Às vezes ficava um período longo sem ir máquinas para algum lugar e lembramos que Prudentópolis de um lado ao outro dá mais de 130 quilômetros, então é fundamental essa organização”, fala.

O interior tem acompanhado também a substituição das quase 800 pontes de madeira por manilhões e pontes de concreto. “Desde quando eu era vice-prefeito e agora prefeito continuamos neste trabalho de substituição destas pontes”, fala.

Ele lembra que no final de 2023 foi preciso decretar calamidade pública em função das chuvas, com Prudentópolis registrando muitas enchentes e danificando as estradas e pontes e dificultando o acesso da população, dos estudantes e dos agricultores.

Na área urbana, o prefeito destaca que a gestão municipal está conseguindo entregar por ano em média de 100 a 120 quadras de asfalto ou recape asfáltico. “E este ano não vai ser diferente. A novidade é a licitação de mais 25 quadros”, conta. E a previsão é que até o fim deste ano sejam mais 60 ou 70 quadras asfaltadas no município.

ARRECADAÇÃO - Ele lembrou que todos os municípios vêm sofrendo com a queda na arrecadação, com os repasses menores, dificultando alguns investimentos, mas que a gestão municipal vem buscando outras fontes e parceria com o Governo do Estado e deputados federais, que viabilizaram emendas para Prudentópolis. O prefeito falou ainda sobre a emenda de R$ 4 milhões a fundo perdido e que a expectativa é entregar as obras prometidas em período eleitoral, inclusive, o parque industrial, onde 20 novas unidades serão entregues para as empresas. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE