Casos de dengue sobem 89% e cidades da região decretam emergência | aRede
PUBLICIDADE

Casos de dengue sobem 89% e cidades da região decretam emergência

Dados revelam uma crescente no número de casos confirmados da doença nas última seis semanas

Municípios da região realizam campanhas frequentes contra a dengue
Municípios da região realizam campanhas frequentes contra a dengue -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A região dos Campos Gerais está enfrentando um significativo aumento no número de casos de dengue. Segundo o boletim informativo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nas últimas seis semanas, houve um aumento de 89% nos casos da doença. No início de março de 2024, havia 479 casos confirmados. Entretanto, os dados mais recentes divulgados nesta terça-feira (16) apontam um total de 4.325 casos confirmados na região. Essa situação levou três prefeituras a decretarem estado de emergência devido à doença.

O município de Ponta Grossa é o que registra o maior número de casos, com um total de 1.203. Diante desse cenário, o Executivo local decretou estado de emergência na última sexta-feira (12). O município de Telêmaco Borba também decretou emergência em 16 de abril, com 738 casos confirmados. Além desses, o município de Arapoti está em situação de emergência desde o dia 14 de março de 2024, com 94 casos confirmados de dengue. Juntos, os três municípios respondem por 47% do número total de casos da doença na região dos Campos Gerais.

Vale ressaltar que Ortigueira ainda é o município com o maior número de casos na região, totalizando 1.204. No entanto, Ponta Grossa está se aproximando e pode em breve assumir a liderança no ranking. Em relação a Ortigueira, a prefeitura afirmou estar empenhada em realizar ações diárias para evitar novos aumentos no número de casos. Murilo Zanutto, responsável pelo setor epidemiológico do município, destacou que toda a equipe do Executivo está trabalhando para realizar campanhas e ações de combate à dengue.

ESTADO - No Paraná, foram registradas 140 mortes pela doença durante o atual período epidemiológico, que teve início em julho de 2023. Os números constam também mostram um total de 219.045 casos confirmados, um aumento de 34.226 em relação ao informe anterior. Além disso, foram notificadas 451.280 ocorrências da doença e há 97.083 casos em investigação. Entre as vítimas, há 23 homens e 14 mulheres, com idades variando entre 14 e 94 anos. Esses casos foram registrados em 23 municípios diferentes, sendo que 27 das pessoas que faleceram apresentavam comorbidades.

VERBA - Em março, o Governo do Estado do Paraná liberou um aporte adicional de R$ 93 milhões para auxiliar os municípios de todo o estado. O valor foi distribuído entre diversas áreas e teve como finalidade aprimorar o atendimento hospitalar, garantir a disponibilidade de insumos, instrumentalizar as equipes de agentes comunitários de saúde e intensificar a vigilância em saúde. A Secretária de Saúde ainda promoveu o Dia D, mobilização estadual, com o objetivo de fortalecer o combate à dengue e reduzir os casos da doença e o número de óbitos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE