Núcleo ODM lança “Compartilhe Saber” em Ipiranga | aRede
PUBLICIDADE

Núcleo ODM lança “Compartilhe Saber” em Ipiranga

Luciane Rodrigues

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio dos Campos Gerais em parceria com a Associação de Municípios dos Campos Gerais (AMCG) lança nesta quinta-feira, dia 8 e outubro, em Ipiranga o Projeto “Compartilhe Saber”. A proposta é incentivar a alfabetização à população adulta analfabeta do município. Conforme dados do IBGE, em Ipiranga pouco mais de 14% da população com mais de 45 anos é analfabeta. E em todo o país, 13 milhões de brasileiros não sabem ler e escrever, ou seja, 8,7% da população acima de 15 anos.
Para a execução do projeto, a voluntária do Núcleo e professora aposentada, Tereza Schrader irá realizar junto ao público do projeto Círculos de Diálogos, onde os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) serão o foco. “Assim posso utilizar palavras chaves e incentivar o processo de alfabetização com eles”, conta a educadora, citando o método ‘não convencional’ do educador Paulo Freire que utiliza ‘palavras geradoras’ no processo da alfabetização. “Em Ipiranga vamos atuar com pessoas da terceira idade, que querem o conhecimento, mas neste primeiro momento, não através dos métodos convencionais, com extensas cargas horárias”, explica uma das coordenadoras da proposta e assessora de imprensa da AMCG, Luciane Rosas Rodrigues, lembrando que após este ‘incentivo’, os voluntários do Núcleo irão apresentar maneiras para aqueles que quiserem concluir formalmente o processo de alfabetização.
A idéia é que ao longo do diálogo sejam incluídas informações sobre formação das palavras – através dos ODS. “Além de inserir novos vocábulos aos participantes, queremos estimulá-las a pensar sobre temas que visam a transformação da comunidade”, explica a professora. Com o Compartilhe o Saber o processo de incentivo terá uma duração de cerca de três meses, com círculos de diálogos sendo realizados semanalmente.
O público atendido no projeto piloto inicialmente será o mesmo participante do projeto “Eu Quero Mais! de Valorização da Mulher e Igualdade entre os Sexos”, que já vêm sendo realizado desde o mês de maio nos municípios da AMCG, através do Núcleo ODM Campos Gerais e Sesi. “Demos início a esta proposta, pois verificamos que grande parte do público feminino atendido no ‘Eu Quero Mais!’ não sabia ler e escrever”, justifica Luciane.
Os números somaram a vontade da professora Terezinha de continuar a ensinar e compartilhar informações. Hoje está com 70 anos, mas começou a ‘dar aula’ com 14 anos em sítios em que sua família morava. Desde esta época já alfabetizou centenas de pessoas. “É uma profissão para servir o mundo”, avalia.
Para os demais municípios da AMCG que tiverem interesse de receber o projeto “Compartilhe Saber”, o Núcleo ODM Campos Gerais irá propor uma capacitação de pessoas da terceira idade que queiram formar as turmas de incentivo utilizando os Círculos de Diálogos dos ODS como tema. “A intenção é de que estes voluntários sejam da melhor idade, para ao mesmo tempo motivar a população que não tem instrução a busca do conhecimento, e resgatar os idosos na sociedade, ‘devolvendo-lhes’ uma ocupação”, finaliza Luciane.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE