Piraí do Sul ganha projeto “Vidas no Papel” | aRede
PUBLICIDADE

Piraí do Sul ganha projeto “Vidas no Papel”

Luciane Rodrigues

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

AMCG_VIDAS NO PAPELO Comitê de Valorização da Mulher de Piraí do Sul, formado através do projeto “Eu Quero Mais! de Valorização da Mulher e Igualdade entre os Sexos”, já deu nome a sua primeira proposta. “Vidas no Papel” surgiu a partir de parceria formada pelo grupo e pela Iguaçu Celulose que conta com uma de suas empresas localizadas no município. Desde a primeira oficina do “Eu Quero Mais!” realizada no mês de maio em Piraí do Sul, o grupo vem se reunindo, e no mês de setembro surgiu a oportunidade de parceria com a empresa para montagem do projeto do grupo. A Iguaçu realiza a doação de ‘sacos kraft’ que seriam descartados pela empresa, e as mulheres produzem sacolas artesanais.
Para as participantes, além da “terapia” com o novo trabalho, o projeto representa muito mais para elas e também para a sociedade piraiense, já que estão estimulando o empoderamento feminino através da sustentabilidade da ação, com o material de reuso. “É muito bom nos sentirmos útil para a sociedade”, avalia Janaína da Silva Oliveira, contando que foi convidada pelo grupo depois que o projeto havia sido instituído e que achou que nunca iria conseguir produzir as sacolas. “Queria desistir já no primeiro dia. Mas eu consigo, e é isso que temos que ter sempre em mente: Eu Quero e eu Posso. Nada pode me impedir”, disse, orgulhosa de si mesma.
Todo o processo da montagem das sacolas foi uma descoberta. E sozinhas – mas muito unidas em prol do projeto - elas já tem alguns modelos, prontos para a venda. “Já estamos entrando em contato com algumas lojas do município para verificar a possibilidade de compra”, conta animada, a coordenadora do grupo, Luciana Marques Coller. Apesar do projeto estar apenas no início, as oportunidades já começaram a surgir para as meninas do “Vidas no Papel”. Ao visitar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nossa Senhora Aparecida, que as participantes utilizam para seu encontro semanal, o presidente do Rotary Club Piraí do Sul, De Mario Ferreira Junior, as convidou para mostrar seus produtos em um evento – uma espécie de shopping a céu aberto com a participação de vários comerciantes - que irá ocorrer neste domingo, dia 13 de dezembro, no centro do município. “Nós vamos sim. É uma ótima oportunidade de mostrarmos nosso trabalho”, avalia Luciana.
Além da produção e venda das sacolas, o projeto visa também a capacitação de novas mulheres para atuar em conjunto e agregar no projeto. “Decidimos fazer oficinas com quem pretende participar do projeto para passar o nosso conhecimento”, antecipa Ana Paula Pereira de Matos. “Vamos atuar como agentes de transformação na vida das pessoas. A idéia é compartilhar. Assim como fomos transformadas através do papel, podemos mudar novas vidas através dele”, dispara.
Ainda com pouco material de trabalho – além dos sacos Kraft – o grupo vem se ajudando para tornar seu sonho real. “Cada uma traz de casa o que precisa”, conta Ana Paula. Por isso, as participantes do “Vidas no Papel” já tem um destino para a primeira venda das sacolas. “O que entrar de recursos iremos investir. Queremos crescer para tentar ajudar outras pessoas”, finaliza a coordenadora Luciana. Para Ana Paula, pelo menos uma etapa elas já venceram em Piraí. “A união das mulheres em prol de um único propósito”, ressalta.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE