Comitê de Mulheres de Ivaí traça planos para 2016 | aRede
PUBLICIDADE

Comitê de Mulheres de Ivaí traça planos para 2016

Luciane Rodrigues

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O projeto “Eu Quero Mais! de Valorização da Mulher e Igualdade entre os Sexos” chegou ao município de Ivaí nesta quinta-feira, dia 26 de novembro. As mulheres participantes aproveitaram a nova oportunidade de conhecimento. “A vontade de realizações já existia. O que faltava era conhecer os meios para colocá-los em prática”, conta a articuladora do Serviço Social da Indústria (Sesi), Glaucia Wesselovicz, que aplica a oficina “Despertando o Empreendedorismo”, durante os primeiros encontros da proposta nos municípios da região. O projeto que busca o empoderamento feminino está sendo desenvolvido através do Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio dos Campos Gerais, Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Sesi, e as Prefeituras que estão recebendo a ação.
O prefeito de Ivaí, Jorge Slobodá, participou da abertura do encontro, e ressaltou a importância da realização de ações em parceria com outras entidades em seu município. “As coisas não acontecem da noite para o dia. Mas através do diálogo e da troca de idéias, como está ocorrendo hoje, é possível realizar novas ações”, destacou dando a boas vindas às ivaienses.
Do primeiro encontro do grupo, que já formou seu Comitê e Valorização da Mulher de Ivaí, surgiram diversos projetos que devem ser colocados em prática no próximo ano, como o da Cooperativa de Corte e Costura e da Horta Comunitária. Para a cooperativa, o primeiro passo já foi realizado no município, pois diversas mulheres participaram de um curso promovido através da Prefeitura. Foi a partir desta experiência que Carmelina Golba Sinhori conquistou seu trabalho, o de costureira. Como ela, outras participantes se animaram com a idéia da montagem de uma Cooperativa que viesse a beneficiar um grupo e não somente uma profissional.
A Horta Comunitária também deve ser reativada no município. A idéia, conforme Olga Marina, é que as mulheres envolvidas se dividam na produção, de plantas orgânicas e também medicinais. E a proposta não para por aí. “Com os produtos naturais poderíamos incentivar uma alimentação mais saudável”, aponta.
A questão do ensino superior também foi citada durante a realização da oficina. Conforme as jovens participantes, a distância de instituições de ensino superior dificulta a finalização dos estudos. Por isso, o ‘sonho’ de Elisângela Aparecida Rocha e da Miriam Massalak é que em alguns anos Ivaí possa contar com uma instituição para que elas finalizem seus estudos.

Mais fotos do evento Aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE