Carambeí finaliza ‘Eu Quero Mais!’ em 2015 | aRede
PUBLICIDADE

Carambeí finaliza ‘Eu Quero Mais!’ em 2015

Luciane Rodrigues

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O município de Carambeí foi o último a receber o projeto “Eu Quero Mais! de Valorização da Mulher e Igualdade entre os sexos” em 2015. A proposta de empoderamento feminino já passou por 13 dos 19 municípios que compõe a Associação de Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Ponta Grossa, Reserva, Telêmaco Borba, Imbaú e Sengés devem receber a primeira oficina do projeto no início do próximo ano. “A cada município que passamos estamos formando um Comitê Municipal de Valorização da Mulher, e ao final desta primeira etapa criaremos o Comitê Regional da Mulher”, explica a coordenadora do projeto na AMCG, Luciane Rosas Rodrigues, já adiantando que a intenção é formar o Comitê dos Campos Gerais até março de 2016, para marcar o ‘Dia Internacional da Mulher’.
Em Carambeí participaram nesta quarta-feira, dia 2 de dezembro, 50 mulheres no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Lá, o evento fez parte da Semana da Família organizada pela Secretaria. “O trabalho com as mulheres, pela sua valorização, já vem sendo feito em nosso município”, destacou coordenador do CRAS - Novo Horizonte, Rosnei Rodrigues de Oliveira, lembrando que ações como esta realizada pelo Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Campos Gerais, AMCG e Serviço Social da Indústria (Sesi) só vêm a agregar.
Várias propostas surgiram do primeiro encontro das mulheres carambeienses. O ‘empreendedorismo’ citado na oficina “Aprendendo a Empreender” da articuladora do Sesi, Glaucia Wesselovicz foi bem aproveitado pelas participantes, que através do Cras já realizaram diversos cursos para aumentar suas rendas. A maioria delas já tinha realizados cursos de culinária, costura, artesanato, crochê, entre outros. Algumas até já estavam comercializando suas ‘obras’. “É ótimo verificar um grupo que já tem esta preocupação’, avalia Glaucia, completando que nestes casos, o trabalho em rede, através de cooperativas e associações vem a somar.
Este assunto será a próxima etapa do trabalho desenvolvido em Carambeí, que em 2016 irá para a segunda fase do “Eu Quero Mais!”. “Na primeira reunião após esta oficina iremos montar um plano de ação de como o grupo pode atuar”, explica a articuladora do Sesi.
A comunidade rural do município também foi convidada e já conta com representantes no Comitê da Mulher de Carambeí. Da Vila Esperança e Campina da Jotuva, a grande preocupação das participantes são quanto aos serviços que não constam em suas comunidades, que são distantes do centro da cidade. Questões relacionadas à saúde, transporte, emprego e lazer para as crianças foram citadas durante o encontro.

Todas as fotos Aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE