Evento aborda a prevenção do câncer | aRede
PUBLICIDADE

Evento aborda a prevenção do câncer

Luciane Rodrigues

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A prevenção do câncer ao alcance das mãos. Foi este o tema do evento realizado na noite desta segunda-feira por entidades regionais para marcar o Outubro Rosa. O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, o Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o Serviço Social da Indústria, o Clube Ponta Lagoa e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) se uniram em prol desta causa e conseguiram reunir grande público na sede social do ‘Ponta’. As participantes puderam acompanhar palestras da presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Hum Sol), Tania Mary Gomez, e da coordenadora do Programa “Cuide-se Mais” do Sesi, Fabiana Tozo.
Ex-paciente de câncer de mama, Tânia expôs todo o seu conhecimento do assunto, tanto de prevenção, como de recuperação. Desde que finalizou seu tratamento, em 2001, a presidente do Hum Sol decidiu por sua nova missão: assumir o papel de voluntariado para colaborar com as mulheres e ajudar na prevenção do câncer. No início de sua explanação na noite de ontem, a palestrante deu ênfase na auto-estima das mulheres que sofrem com o câncer. “Sei que é um momento difícil, mas temos que encarar com o máximo de otimismo”, avalia, lembrando-se de seu tratamento contra o câncer e do apoio que recebeu de seus familiares.
Tânia trouxe a Ponta Grossa pela segunda vez um de seus projetos no Instituto: “Chaveiro da Vida: Prevenção ao Alcance das mãos”. “O Chaveiro da Vida foi desenvolvido para despertar as mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama”, explica a idealizadora, que já recebeu pelo projeto reconhecimento mundial. As participantes receberam seus kits e montaram seus chaveiros a partir da explicação da palestrante. O kit é composto de três ‘bolinhas’, um coração e um barbante para montar o chaveiro. Cada uma das bolinhas representa um tamanho de tumor, e as possibilidades de cura de cada um. “As pessoas que costumam fazer auto-exame e mamografias tem chance de identificar um tumor ainda pequeno. E quanto menor o nódulo, menos agressivo é o tratamento e maior a possibilidade de cura”, explica. Para a idealizadora, o ‘Chaveiro da Vida’ serve como um lembrete para a prevenção.
Do programa “Cuide-se Mais” do Sesi, Fabiana Tozo também destacou a importância da prevenção. Para ela, hábitos de nosso dia a dia podem contribuir e muito para diminuir os riscos de diversos tipos de câncer. “O câncer pode surgir a partir de causas externas e de causas internas, que são aquelas provenientes da genética. As causas internas representam somente de 10 a 12% das incidências”, aponta, destacando que o restante dos casos – de 80 a 90% - estão associados a fatores ambientais. Entre eles, a profissional citou o cigarro, o alcoolismo, excesso de medicamentos, exposição ao sol e hábitos alimentares. “Somente uma alimentação saudável pode reduzir em 40% as chances de contrair câncer”, destaca.
Conforme Fabiana, o não cuidado das pessoas com elas mesmas está causando esta “curva crescente dos casos de câncer em todo o mundo”. “E o que podemos fazer para isso mudar é simples. Basta mudarmos nossos hábitos”, explica. A realização de atividades físicas, exames periódicos e higiene oral também foram citados pela coordenadora do “Cuide-se Mais” para melhorar a qualidade de vida e prevenir o câncer.

FATORES DE RISCO
Câncer de Mama – Tipo mais comum de câncer entre as mulheres
- Menstruação Precoce
- Mulheres que nunca tiveram filhos
- Anticoncepcionais orais
- Menopausa tardia
- Reposição hormonal
- Histórico familiar
- Álcool
- Obesidade

Câncer de Colo de Útero – 2º tipo de Câncer mais comum entre as mulheres
- Início precoce da atividade sexual,
- Múltiplos parceiros,
- Fumo,
- Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

O aparecimento do câncer está ligado, na maioria das vezes, à infecção pelo HPV (papilomavírus humano), que é uma doença sexualmente transmissível. A transmissão do HPV não é totalmente evitada com o uso de camisinha e é recomendável que as meninas sejam vacinadas contra o vírus antes da primeira relação sexual

Mais sobre os projetos do Instituto Hum Sol e do programa Cuide-se Mais do Sesi em
Hum Sol
Cuide-se Mais


Para ver todas as fotos do evento clique Aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE