Hamilton crava 2ª pole e Massa larga em 13º | aRede
PUBLICIDADE

Hamilton crava 2ª pole e Massa larga em 13º

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As condições climáticas adversas voltaram a influenciar, mas uma vez, no treino de classificação da Fórmula 1, a exemplo do que ocorreu na Austrália: uma chuva forte fez a organização atrasar o início das ações na Malásia. Mas o que não mudou, seja com pista seca, pouco molhada ou muito molhada, foi a velocidade da Mercedes, sempre a equipe mais rápida, ora com Rosberg, ora com Hamilton. E o piloto inglês novamente foi o mais rápido no final das contas, cravando sua segunda pole no ano.

Sebastian Vettel mostra uma reação forte da Red Bull e foi o segundo mais rápido, meio décimo atrás do pole. Nico Rosberg tirou a terceira colocação de Alonso no final do treino e o piloto espanhol irá largar em quarto. Ricciardo, excluído da prova anterior, onde terminou em uma heróica segunda colocação, partirá em quinto, seguido pela outra Ferrari, de Kimi Raikkonen. Felipe Massa, com um erro de estratégia, teve de fazer duas paradas extras nos boxes e perdeu duas voltas rápidas, marcando apenas o 13º melhor tempo - local de onde largará.

Como foi o treino

Logo antes de ser iniciado o Q1, com 50 minutos de delay, uma fila se formou na saída dos boxes, liderada pelas Mercedes. Todos saem de pneus verdes (intermediários), sendo somente Button com os azuis (chuva extrema). Na primeira volta, Hamilton e Rosberg botam três segundos no restante. Nas próximas voltas, as diferenças foram diminuindo. A chuva começou a apertar no meio da sessão e foi encerrada 40 segundos antes, com a panca de Marcus Ericsson no Guard Rail, que detonou seu carro e levou sujeira à pista. Terminou com as duas Mercedes na frente, seguidas pelo Vettel, Hulkenberg, Alonso, Riccardo, Raikkonen, Bottas, Massa e Perez. Os eliminados foram as duas Caterham e duas Marussia, Sutil e Maldonado.

No início do Q2, com pista bastante molhada, um incidente na primeira volta: Daniil Kvyat viu Alonso abrindo para fazer uma tomada mais aberta da curva e botou por dentro. O espanhol não observou o carro da Toro Rosso e os dois colidiram. Bandeira vermelha. Pior para Alonso, que teve um braço de suspensão quebrado. Mas foi aos boxes e a escuderia italiana agilizou a troca. Massa dá uma volta rápida e vai aos boxes, por pneus intermediários. Grande erro: na volta seguinte o brasileiro retorna para por pneus para a pista molhada. E a decepção do time de Mr. Frank foi grande: 15º para Bottas e 13º para Massa. Os outros eliminados foram Kvyat (11º), Gutierrez (13º), Perez (14º) e Grosjean (16º). Hamilton foi o mais rápido, seguido por Vettel, Rosberg, Riccardo, Hulkenberg, Alonso, Raikkonen, Button, Magnussen e Vergne.

Para abrir o Q3, Raikkonen foi o primeiro a esperar o sinal verde na saída dos boxes. Todos saem com pneus azuis, com exceção de Button.  Os pilotos dão duas voltas e retornam ao box para fazer as trocas de pneus. Mas a pista piora e são raros os que melhoram. Como não poderia ser diferente, Hamilton cravou a pole com o tempo de 1:59.421. Atrás dele, um surpreendente Sebastian Vettel, com uma Red Bull que mostrou evolução mesmo quando a pista estava seca. Em terceiro, Nico Rosberg, um dos poucos que melhoraram na segunda volta, que tirou o terceiro melhor tempo de Alonso depois do cronômetro zerado. Depois, apareceram Ricciardo, Raikkonen, Hulkenberg, Magnussen, Vergne e Button.

A corrida está marcada para as 5h desta madrugada de domingo. E, a exemplo de hoje, a previsão é de chuva em Kuala Lumpur.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE